Obras de Urbanização no Parque Sanfona, em Paraisópolis, são concluídas

Área recebeu obras de contenção para a construção de 399 unidades habitacionais. Cerca de 23 mil famílias são beneficiadas com as intervenções do Programa de Urbanização

Obras de infraestrutura realizadas no Parque Sanfona

Na manhã da última terça-feira (22) a equipe técnica e social da Secretaria Municipal de Habitação, vistoriou as obras no Parque Sanfona, que dão continuidade ao projeto urbanização em Paraisópolis, zona sul da capital.

As obras de infraestrutura no Parque Sanfona foram iniciadas em 2015 e fazem parte da 3º etapa do projeto de urbanização de Paraisópolis, iniciado em 2005. Em uma área de 10.918 m², foram realizadas obras emergencias de contenção para evitar deslizamentos, e obras de adequação no terreno que vai receber 399 unidades habitacionais, cujas obras têm previsão de início em junho deste ano. As obras de contenção e infraestrutura tiveram investimento de R$ 16 milhões, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura (FMSAI).

As 399 moradias que serão construídas nessa área serão destinadas às famílias de Paraisópolis que estão em auxílio aluguel. Ao todo, 4.433 famílias estão recebendo o auxílio-aluguel na região. São famílias que foram removidas de áreas de risco ou frente de obras públicas.

As ações estruturais no complexo Paraisópolis se dividiram em três etapas:

Na primeira etapa, o projeto de urbanização trouxe melhoria para o sistema viário, com abertura e pavimentação de ruas e vielas, construção de calçadas, redes de drenagens, intervenções nas áreas de risco de inundações e encostas, além da instalação de iluminação pública em todas as vias, implantação de rede de esgoto, abastecimento de água, obras emergenciais, remoção de moradias das áreas de risco (Grotinho e Córrego do Brejo), desocupação do leito dos córregos e construção de alojamento para as famílias que foram removidas em razão das obras realizadas em quatro setores: Grotinho, Grotão, Antonico, Jardim Colombo, Brejo e Palmeirinha, além da construção de unidades habitacionais.

Na segunda etapa, foram finalizadas as obras de contenção de encostas para eliminação de áreas de riscos e construídas novas unidades habitacionais e comércios. Os moradores dos residenciais foram indicados pela Secretaria Municipal de Habitação. Durante a construção dos conjuntos, eles receberam auxílio-moradia até serem contemplados com moradia definitiva.

Na terceira etapa, foram executados serviços parciais de infraestrutura nas vias e vielas da área, conclusão da canalização do córrego do Brejo, canalizações nos córregos Antonico e Colombo, construção de mais unidades habitacionais, avenida perimetral e viaduto, conclusão de equipamentos AMA, UBS e CAPS, e a construção do Centro de Triagem de Lixo e Ecoponto, Pavilhão Social e Estação Elevatória de Esgotos (EEE).

 

Obras de infraestrutura realizadas no Parque Sanfona