Secretaria de Habitação inicia trabalho social em empreendimento no Grajaú

Convênio com a Fundação Banco do Brasil permite ações educativas e de sustentabilidade no residencial América do Sul, entregue no primeiro semestre deste ano

Secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre, fala sobre a importância do trabalho social nos conjuntos

 A Secretaria Municipal de Habitação e a Fundação Banco do Brasil firmaram parceria para promover ações educativas, de sustentabilidade e de capacitação com moradores do Conjunto América do Sul, localizado no bairro do Grajaú, zona sul da capital. Nesta quarta-feira, 29/11, a secretaria inicia os trabalhos com apresentação do cronograma e projeto aos moradores locais em evento realizado no Edifício Martinelli, centro de São Paulo. O empreendimento foi entregue no primeiro semestre de 2017 e é composto por 1.188 moradias.

"Temos aqui uma oportunidade de iniciar um trabalho social em conjuntos já entregues, será um projeto piloto que vai potencializar ações para projetos em outros conjuntos. Precisamos criar ações organizadas de zeladoria e queremos que esse projeto sirva de modelo para outros empreendimentos da região”, afirmou o secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre.

No local, serão ministrados cursos de agente comunitário, capacitação e gestão condominial, desenvolvimento social e empoderamento de mulheres e jovens, resolução de conflitos comunitários, com capacitação dos moradores para mediações condominiais. Cerca de 600 pessoas devem participar da ação.

O objetivo é aumentar a representatividade dos moradores reassentados na condução e administração dos condomínios por meio de uma ação efetiva de gestão de condomínios onde os moradores consigam gerir os espaços sem descaracterizar o conjunto ao longo dos anos, preservando o patrimônio e as condições ambientais. O projeto terá duração de 12 meses.

"Esse trabalho vai mudar a realidade dos conjuntos, dará uma nova dimensão para habitação em São Paulo. Precisamos buscar o conhecimento juntos e esse é um esforço dos moradores locais, a busca pelo conhecimento", afirmou Daniel Mendoza, síndico do residencial América do Sul. Também presente no evento, o presidente do Conselho Gestor do conjunto, Giovaldo Silva dos Santos, explicou que "o projeto é muito importante, temos muitas crianças que nasceram e hoje estão no conjunto e o projeto será para elas, para o futuro delas. Queremos que eles tenham o que nós não tivemos, o conhecimento".

Da esquerda para direita, Izamara Torres (BB), Ricardo Bacci (BB) , Fernando Chucre e Gilmar Souza Santos (Sehab)

O investimento da Fundação Banco do Brasil será no valor de R$ 916 mil e a Secretaria Municipal de Habitação entrará com uma contrapartida de R$ 165 mil, que representa os custos com os salários da equipe técnica social que ficará em campo.

"Projeto está bem em linha com o objetivo do Banco do Brasil que é realizar e consolidar ações sociais em conjuntos habitacionais", afirmou Ricardo Bacci Acunha, Gerente Geral da Agência e representante da Fundação Banco do Brasil.

Conjunto América do Sul, localizado na rua Maria Moreira da Conceição, em frente ao CEU Três Lagos, Grajaú.