Projeto de requalificação dos Campos Elíseos é apresentado ao Conselho Gestor

Primeira proposta considera a construção de torres com unidades habitacionais, um CEU (Centro Educacional Unificado) e uma creche nas quadras 37 e 38. Projeto final será discutido e definido pelo grupo

Veja todas as fotos da 4ª Reunião do Conselho Gestor dos Campos Elíseos: CLIQUE AQUI

A primeira versão da proposta de requalificação das quadras 37 e 38 foi apresentada ao Conselho Gestor dos Campos Elíseos, formado por moradores locais, sociedade civil e poder público, nesta quarta-feira, 25/10, em sua 4º reunião realizada no edifício Martinelli, centro de São Paulo. O Conselho será deliberativo sobre o projeto no perímetro.

Durante a reunião foi aprovada a criação de um grupo de trabalho composto por dois conselheiros representantes dos moradores, dois representantes dos movimentos de moradia e dois conselheiros da SEHAB, para preparar em linguagem adequada a apresentação da proposta inicial aos moradores. 

"Precisamos de um ponto de partida com um projeto inicial, por isso apresentamos essa proposta para a partir dela discutirmos a real necessidade da região. Nossa função com o conselho é garantir que todos os moradores das quadras 37 e 38 recebam suas unidades no mesmo local", afirmou secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre.

O projeto preliminar foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Mario Biselli. A proposta é manter os traços originais dos imóveis tombados e a partir deles criar novas modelagens arquitetônicas. O desafio será promover a integração do espaço considerando áreas comerciais, espaços verdes e equipamentos públicos.

Moradores locais acompanham e participam do encontro

A partir de agora, o conselho inicia os debates para definição da requalificação do perímetro das quadras 37 e 38, localizadas entre a Alameda Dino Bueno, Rua Helvetia, Alameda Cleveland, Alameda Glette, Largo Coração de Jesus e Rua Barão de Piracicaba, no Centro da cidade. O Conselho foi eleito em julho com participação massiva dos moradores locais.

A formação do Conselho foi necessária uma vez que as quadras 37 e 38 estão demarcadas como ZEIS 3 (Zona Especial de Interesse Social), a ação consolida a gestão participativa do poder público ao garantir a representatividade dos moradores e sociedade civil nas decisões das propostas urbanísticas para o perímetro.

Reunião ocorreu no Edifício Martinelli, sede da Secretaria

Fernando Chucre, secretário municipal de Habitação, e José Amaral Neto, coordenador do Conselho conduziram a reunião

Um grande público esteve presente na reunião

Mario Biselli apresentou a proposta inicial de requalificação das quadras 37 e 38

Mario Biselli apresentou a proposta inicial de requalificação das quadras 37 e 38

Secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre, conversou com os conselheiros durante a reunião

Conselheiros e representantes da Sehab conversaram sobre o projeto de requalificação das quadras 37 e 38

Kátia Silene Batista, coordenadora da Divisão Regional de Trabalho Social - Centro (DTS - Centro) apresentou o histórico de ação na região