Secretaria amplia diálogo com entidades de moradia do Centro

Reunião esclareceu a dinâmica do programa Locação Social e política habitacional da cidade

Em continuidade às políticas habitacionais da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Habitação recebeu na manhã desta terça-feira (27/6) representantes de movimento de moradia do centro da cidade. A reunião tratou do processo de transformação de um edifício específico na região central para Locação Social. Estavam presentes o secretário adjunto de Habitação, Gilmar Souza Santos e representantes da COHAB, chefe de gabinete Alexsandro Peixe Campos, diretor jurídico Leandro Medeiros e diretora comercial e social, Renata Maria Ramos Soares.

O imóvel será um dos primeiros edifícios a ser transformado em Locação Social pela atual gestão. O programa é um marco na política habitacional do município que busca ampliar o atendimento habitacional de interesse social em áreas bem localizadas, com valor de aluguel altamente subsidiado direcionado às famílias que não têm possibilidade de aquisição de moradia.

O secretário adjunto de Habitação, Gilmar Souza Santos, enfatizou durante a reunião a importância da gestão participativa para o sucesso das políticas habitacionais. “O canal de comunicação oficial de vocês é a secretaria, estamos aqui para viabilizar habitação digna às famílias que não tem condições de adquirir um imóvel”, afirmou.

A proposta de desocupação do edifício foi feita pela COHAB em 2012. Em 2015, estabeleceu-se o acordo do proprietário com a Companhia e em 2016 foi pago o valor referente à compra do prédio. O restante do processo corresponde à imissão na posse por meio de ato judicial para então disponibilizar o local à Locação Social.

Representantes de movimento por moradias puderam fazer questionamentos

Locação Social
O programa viabiliza, por meio do aluguel social subsidiado, o acesso das famílias de baixa renda a uma moradia digna, seja em novas unidades habitacionais, seja em unidades requalificadas, produzidas ou adquiridas com recursos público do município, exclusivamente ou em parceria com outras instituições públicas ou privadas.