Habitasampa: transparência e interação entre o cidadão e o poder público

O site tem como objetivo ser o canal de divulgação dos programas, projetos e atividades da SEHAB

 O Habitasampa é um sistema criado pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) a fim de promover melhorias nos processos de trabalho, no atendimento, na formulação de políticas públicas habitacionais e, ao mesmo tempo, potencializar sua política de disseminação de informações de forma a garantir a transparência e interação entre o cidadão e o poder público. Para isso, é constituído por três dimensões: site, mapa e operação.

O site tem como objetivo ser o canal de divulgação dos programas, projetos e atividades da SEHAB, contando com uma plataforma participativa, relatórios de atendimentos realizados, disponibilização de informações e apresentação dos projetos em desenvolvimento.

O Habitasampa Mapa é uma ferramenta para realizar consulta às informações cartográficas e alfanuméricas criadas pela secretaria, e permite cruzar camadas de informações de diferentes fontes e naturezas em um mesmo ambiente. A alimentação e manutenção dos dados disponibilizados são realizadas periodicamente por meio dos técnicos responsáveis.

O mapa oferece recursos dos mais variados, que podem ser consultados em seu tutorial, e ainda conta com a funcionalidade de realizar o download das bases cartográficas.

Por meio desse sistema são registradas as demandas habitacionais da cidade de São Paulo, que unidas formam o cadastro social. O sistema é composto por outras ferramentas que possibilitam, por exemplo, o pagamento de auxílio aluguel, a emissão de títulos de regularização fundiária, gestão cartográfica dos assentamentos precários, entre outras aplicações que visão implementar a política habitacional da cidade.

O desenvolvimento do sistema está sempre em processo de revisão, com vistas à otimização de suas funcionalidades e atendimento de novas necessidades de trabalho da SEHAB. As atividades a serem desenvolvidas envolvem a melhoria das aplicações existentes e, sobretudo, a criação de novas aplicações que permitam a devida comunicação entre os diferentes bancos de dados e forneçam, com a celeridade necessária, relatório de monitoramento e avaliação dos processos executados pelo sistema.