Secretaria Municipal da Habitação entrega 240 unidades no Butantã

Empreendimento foi viabilizado pelo Programa Minha Casa Minha Vida em terreno doado pela Cohab. As famílias da região lutavam há mais de 14 anos por moradia

Neste sábado, dia 29 de novembro, às 10h30, foi entregue o Residencial Franca, na zona Oeste. São 240 unidades habitacionais divididas em 12 blocos, cada um com 20 apartamentos.

O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Minha Casa Minha Vida onde a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) doou o terreno e o Governo Federal financiou as 240 unidades num total de R$ 15,3 milhões – cada apartamento custou em média R$ 63 mil.

"A luta por moradia não é só dos movimentos, essa luta também é do poder público. Hoje estamos com 17.500 unidades em construção, e terrenos garantidos para mais 70 mil unidades que já estão viabilizadas", afirmou o Secretário Municipal de Habitação, José Floriano de Azevedo Marques Neto.

O conjunto habitacional foi construído em uma área de 12,8 mil m² e fica localizado na Av. Engenheiro Antônio Eiras Garcia com a Rua Padre Marçal Rodrigues, na região do Butantã. Cada unidade tem 45,11 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e o residencial ainda conta com 50 vagas para estacionamento. As obras foram iniciadas em agosto de 2012.

"Não vamos entregar nenhum apartamento sem estar corretamente inscrito no Cartório de Registro de Imóveis e regularizado fundiariamente. Assim que as famílias contempladas acabarem de pagar o financiamento da unidade habitacional, elas receberão a escritura do imóvel em nome do morador", afirmou o secretário.

Demanda
O empreendimento foi iniciado por meio de um convênio de Mutirão com a Associação dos Trabalhadores Sem Terra da Zona Oeste. Em 2012, a Cohab deixou de executar o programa de Mutirão e o convênio passou a ser vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida. As famílias beneficiadas pelo empreendimento atenderam aos critérios da Portaria 140, do Ministério das Cidades e Resolução n° 48, do Conselho Municipal de Habitação, legislação vigente na época.

Butantã
No Butantã estão em obras 1.092 unidades habitacionais (Viela da Paz – Condomínio B, C e E, com 224 unidades; Conjuntos Sapé, com 425 unidades; Real Parque – 2° etapa, com 323; Recanto da Felicidade, com 120 unidades), outras 19 mil serão iniciadas por meio de convênios com empresas particulares. Com esta entrega, são 725 moradias concluídas na região (Real Parque, com 380 moradias; Sapé A, com 75 moradias; Paranapiacaba, com 30 moradias e o Franca, com 240 moradias). Estão prestes a serem iniciadas mais 19.428 unidades.

Todo o planejamento habitacional da Secretaria Municipal de Habitação pode ser acompanhado através de uma ferramenta que apresenta o mapeamento das obras em andamento na cidade, o Habisp: www.habisp.inf.br.