Secretaria Municipal de Habitação apresenta as ações em curso na subprefeitura Jabaquara

A apresentação foi direcionada aos 22 conselheiros participativos da região do Jabaquara que representam toda a comunidade

 Na terça-feira, dia 14, às 20 h, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação, entre técnicos do departamento responsável pela região sudeste da cidade e departamento de regularização, apresentou as ações previstas na região.

Foram exibidas as obras em andamento, projetos de urbanização nos perímetros do programa Renova SP, a previsão de regularização dos loteamentos públicos e privados e a previsão de unidades habitacionais a serem construídas na região. A apresentação contou com a participação do secretário de Habitação, José Floriano, subprefeito do Jabaquara, Wander Geraldo da Silva, e conselheiros participativos da região.

O objetivo dessa apresentação foi informar à população sobre os projetos que irão contemplar e beneficiar as famílias que vivem na região. Desse modo, todos se atualizam e ficam em convergência com as ações da Secretaria Municipal de Habitação.

“No primeiro ano de gestão a secretaria se preocupou em localizar terrenos onde pudessem ser viabilizadas novas unidades habitacionais. Fizemos um pedido ao prefeito Fernando Haddad, que nos atendeu prontamente, e conseguiu disponibilizar 300 milhões para desapropriações de áreas em toda a cidade. Com isso, conseguimos montar nosso planejamento habitacional a fim de cumprir o programa de metas que prevê a entrega de 55 mil novas moradias até 2016. Já conseguimos viabilizar mais de cem mil unidades habitacionais, entre o que está em planejamento, em obras ou em licitação, por exemplo. Vamos deixar um legado para os próximos dez anos para que a cidade não pare de produzir Habitação de Interesse Social”, afirmou o secretário de Habitação, José Floriano.

 

Na região do Jabaquara existem 74 assentamentos precários, sendo 69 favelas, com estimativa de 14.377 famílias e 5 loteamentos irregulares, com estimativa de 604 domicílios. Desse total, 15 assentamentos precários estão em áreas de risco e têm prioridade nas intervenções da secretaria.

Ainda, na região também está em andamento a Operação Urbana Água Espraiada, que envolve diversas obras de melhorias viárias, sociais e ambientais. Serão construídas oito mil unidades habitacionais, sendo quatro mil de responsabilidade da Prefeitura e as outras quatro mil por meio do Governo do Estado. As quatro mil unidades referentes à Prefeitura serão distribuídas em 43 conjuntos habitacionais. Desse total, já foram entregues 534 unidades contempladas nos conjunto habitacionais Jardim Edite, Corruíras, Gutemberg e Iguaçú.

Outras 6 áreas estão com obras em andamento onde serão construídas 809 moradias, além das áreas que estão em fase de aprovação de projetos, desapropriação ou com intervenções do Governo do Estado. Ao todo, serão construídas 8.231 novas moradias na região do Jabaquara.

“Somos gratos por todo o trabalho que as equipes da Sehab já fizeram e fazem com as nossas 60 mil famílias que estão envolvidas com a OUCAE (Operação Urbana Consorciada Água Espraiada). Analisaram caso a caso e entenderam a realidade do território e das pessoas que estão ali. As remoções, obras, aluguéis, todas as decisões foram e são tomadas em conjunto”, afirmou o morador da favela do Vietnã há 30 anos, João das Virgens, Presidente do Fórum de Lideranças da Operação Urbana Água Espraiada.