Eleição dos representantes das comunidades para o Conselho Gestor Morro do S4, permite avanço em projeto de urbanização

57 candidatos de quatro associações de moradia da região participaram do pleito. As intervenções de urbanização e regularização para o Morro do S4 irão beneficiar cerca de 7.500 famílias.

 A eleição do Conselho Gestor do PAI (Perímetro de Ação Integrada) Morro do S4 aconteceu no dia 15/12, das 10h às 15h, em cinco sessões eleitorais. Foram 742 eleitores dos 23 assentamentos inseridos nesse PAI – localizado na zona Sul – que participaram do pleito eleitoral. Eles elegeram nove representantes das comunidades e também duas associações da região. A apuração aconteceu, após o término do pleito, no CEU Casa Blanca, no Jd. das Belezas, em M’ Boi Mirim, das 16h às 19h.

O Perímetro de Ação Integrada Morro S4, compreende uma área total de 439,4 mil m². Serão feitas obras de urbanização, como implantação de rede de infraestrutura, canalização de córrego, criação de áreas verdes, parque linear. Para as famílias que devem ser removidas por frente de obras e áreas de risco serão construídas também unidades habitacionais.

 O representante da população mais bem eleito, com 78 votos, foi Adão da Anunciação, morador da comunidade Jd. Maracanã. Ele destaca a participação popular através da formação do Conselho Gestor. “Penso em representar todas as comunidades envolvidas. Estabelecemos uma relação de apoio e troca com a Sehab. Vamos trabalhar para levar essa melhoria para todas as famílias dessa região”, afirma Anunciação, morador do Jd. Maracanã desde 1977.


Composição Conselho Gestor

O objetivo é garantir a participação da comunidade durante o processo de obras e intervenções públicas. O Conselho é composto por 24 membros e seus respectivos suplentes. No segmento da Sociedade Civil são 12 membros. Nove representantes das comunidades, duas associações e um proprietário de imóveis particulares. Os outros 12 acentos são destinados ao Poder Público. O Conselho Gestor de ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) está descrito no PDE (Plano Diretor Estratégico), na Lei Municipal n° 13.430/02.

O Conselho Gestor será totalmente constituído no início de 2014. A partir dessa etapa serão estabelecidas as prioridades do Plano de Urbanização. A previsão de início das obras é para o ano de 2015.