Copa SP14: Retorno em grande estilo

Os 32 jogos de estreia tiveram direito a goleadas e torcidas inusitadas

21 de fevereiro de 2015. Dia paulistano da ansiedade, pelo menos para 700 garotos de 13 e 14 anos das 32 Subprefeituras da cidade. Com média de 3,7 gols por partida, a primeira rodada da Copa SP14 antecipou emoções e desafios que a competição trará até 25 de abril.

A estreia do grupo B movimentou as redes do Clube da Comunidade (CDC) Jorge Tibiriçá, na zona sul. Nos primeiros 50 minutos de Copa SP14, os jogadores da Vila Mariana balançaram as redes do Ipiranga por 12 vezes, uma delas em um gol contra. O artilheiro da partida e da primeira rodada foi Matheus Almeida. Tímido, ele resumiu a partida: “Jogamos bem. Eu não estava nervoso”, afirma o corintiano de 13 anos, que se inspira em Neymar.

“Esperávamos ter uma partida mais difícil, mas treinamos firme. Foi só o primeiro jogo, não podemos nos empolgar com essa vitória. Já passou: agora é pensar nos outros dois jogos”, avalia o treinador Renato Souza Silva.

Do outro lado, não houve broncas: “Divirtam-se. Façam o que vocês mais gostam de fazer: joga bola. Vocês gostam de jogar bola, não é? Então, quando vocês entrarem em um campo como esse, esqueçam tudo”, falava o professor Adriano de Oliveira, na preleção após o jogo. “Essa não foi a estreia que a gente esperava, que era um resultado positivo. Houve a ansiedade de ser o primeiro jogo. Eles ficaram nervosos e eu acredito que, para os próximos jogos, teremos um resultado bem diferente de hoje”, declarou o técnico, no retorno ao vestiário.

No CDC Cecília Meirelles, a torcida chamava a atenção nos jogos do grupo F. Aos 8 anos, Luana de Souza Pequeno assistia à partida entre Mooca e Vila Prudente. Luana confessou que não gosta de futebol, mas mesmo assim foi prestigiar a estreia do irmão, o lateral Lucas, da Mooca, na Copa SP14. “Ele dorme pouco na véspera do jogo”, relata a comerciante Lucilene Costa, mãe de Luana e Lucas.

Sapopemba e Aricanduva/Vila Formosa entraram no campo no CDC Cecília Meirelles para o último compromisso da Copa SP14 no dia. Antes da partida começar, pais de jogadores de Sapopemba já se reuniam para torcer pela equipe: “A preparação foi mais focada para esperarmos o título. Aqui é a coletividade”, afirma Sebastião Lima, pai de Mateus Lima. O time de Sapopemba treina no Centro Esportivo (CE) Teotônio Vilela. Ao longo do jogo, não faltaram gritos de apoio - e até de bronca - vindos da arquibancada.

Em uma partida disputada, os meninos de Aricanduva/Vila Formosa levaram a melhor e ganharam por 1 a 0, com gol de pênalti de Christian. O time é representado pelo Projeto Social Lobinhos da Vila - Ajax Futebol Clube, que já existe há quatro anos: “procuramos tirar as crianças das ruas para afastá-las das drogas. É um trabalho muito árduo. Tentamos colocar para eles que não é só a vitória, mas que a derrota também faz parte da nossa caminhada”, ressalta Orlando da Silva, o Landa, técnico da equipe.

Fora das quatro linhas, não falta trabalho. O quarto árbitro das partidas do CDC Cecília Meirelles, Sérgio Alayon, conta com a ajuda da música para alegrar ainda mais o cenário de trabalho. O som ambiente vem do celular e não atrapalha Alayon nem quem atua na beira do campo. “O foco fica sempre no jogo”, explica o quarto árbitro após o jogo. Alayon trabalha no ramo esportivo desde 1978 e pertence à turma de 1989 de formação de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Confira os resultados da primeira rodada:

Grupo A:

Capela do Socorro 0 x 1 Cidade Ademar
M’Boi Mirim 0 x 1 Parelheiros

Grupo B:

Vila Mariana 11 x 1 Ipiranga
Jabaquara 1 x 2 Santo Amaro

Grupo C:

Lapa 2 x 2 Butantã
Campo Limpo 1 x 3 Pinheiros

Grupo D:

Pirituba/Jaraguá 6 x 0 Freguesia do Ó
Casa Verde 1 x 4 Perus

Grupo E:

Vila Maria/ Vila Guilherme 3 x 1 Jaçanã/Tremembé
Sé 0 x 6 Santana/Tucuruvi

Grupo F:

Mooca 2 x 0 Vila Prudente
Aricanduva/ Vila Formosa 1 x 0 Sapopemba

Grupo G:

Penha 1 x 1 Ermelino Matarazzo
Itaim Paulista 3 x 1 São Miguel

Grupo H:

Itaquera 0 x 1 Guaianases
São Mateus 2 x 0 Cidade Tiradentes

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!