Reuniões abertas discutem Projeto de Lei que estabelece as diretrizes da Política Municipal de Participação Social

Quinta reunião aconteceu no dia 21 de outubro, na Galeria Olido, centro de São Paulo

A quinta reunião aberta do plano de validação do Sistema e da Política Municipal de Participação Social de São Paulo aconteceu nesta quarta-feira, 21/10, na Galeria Olido, região central. O encontro faz parte de um ciclo de 7 reuniões que discutirá diversos pontos do Projeto de Lei que estabelece as diretrizes da Política Municipal de Participação Social - PMPS (saiba mais) . Nesta 5ª reunião o tema foi “Conselhos Municipais”.

As reuniões abertas começaram em abril, com um encontro sobre processos eleitorais dos conselhos municipais. Desde então, foram discutidos os temas “Conferências”, “Planejamento e Orçamento Participativos” e “Ouvidorias e Canais de Atendimento” (veja vídeo). Nos próximos encontros, serão debatidas questões ligadas a Participação Digital, no dia 12 de novembro, e Audiências e Consultas Públicas, na reunião de 3 de dezembro.

“Nosso objetivo é constituir uma política de participação social em diálogo com a sociedade”, defende Maria José Scardua, coordenadora de Participação Social da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC). “É uma marca desta gestão municipal, que desde o início foi participativa. O Plano de Metas foi assim, o Plano Diretor, a Lei de Zoneamento, o plano diretor de bairro…toda instituição de política está sendo feita com participação social. Mas a sociedade ainda tem que se apropriar mais destas ferramentas e espaços de diálogo.” A coordenadora acredita que esta apropriação é um processo demorado, que acontecerá aos poucos.

Jorge Kayano, do Instituto Pólis, abriu as discussões. Para ele, os Conselhos são locais de diálogo, mas também de apresentação, confrontação e disputa na destinação de recursos e propostas para atender às necessidades da sociedade. “Quanto mais o Conselho tiver inserção e representação na sociedade, maior será sua legitimidade e capacidade de deliberar”, sugere Kayano. Após sua apresentação, os participantes da reunião se dividiram em 4 grupos para realizar as discussões e contribuições para a Minuta.

Além das reuniões abertas realizadas na região central, a construção da Política Municipal de Participação Social passará por 18 territórios, em encontros que acontecerão partir de 24 de outubro. É possível participar também das Consultas Públicas Online no site da São Paulo Aberta. As consultas ficam abertas para contribuições e acompanhamento pelo período de um mês após as reuniões.