Instituído grupo de trabalho que construirá política de participação social na Cidade

Portaria tornou oficial o grupo formado por representantes de 19 secretarias. SMDHC responde pela coordenação dos trabalhos

Foi publicada nesta quarta-feira, no ‘Diário Oficial da Cidade’, a Portaria 276, que institui o Grupo de Trabalho (GT) de Participação Social, que terá como principal atribuição construir, coletivamente, a política e o sistema de participação social no Município.

O processo de participação social e a construção colaborativa de políticas públicas são diretrizes da gestão do prefeito Fernando Haddad e a formalização do GT, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e com representação de 19 secretarias, é um importante passo para o fortalecimento dessas diretrizes na Cidade.

Cabe ao GT discutir as melhores formas de execução da política de participação social no Município, como a ampliação, o fortalecimento e a garantia de acesso da população a canais de participação, tais como audiências públicas, oficinas temáticas, mesas de diálogos, conferências, além de consultas online.

Também estão na pauta das discussões o mapeamento e o encaminhamento das demandas da sociedade civil ao governo, a incorporação das propostas da população aos projetos em desenvolvimento pelo governo e a otimização das audiências devolutivas.