Cine Direitos Humanos traz programação especial para o marco dos 50 anos do golpe de 1964

A partir de sábado, dia 15, a exibição gratuita de filmes promovida pela SMDHC será dedicada ao cinquentenário. Sete produções nacionais compõem a mostra, sendo quatro documentários e três ficções – estas últimas com nomes como Caio Blat, Daniel de Oliveira e Irene Ravache no elenco

Como parte das atividades que a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) prepara para o marco do cinquententário do golpe de Estado de 1º de abril de 1964, o Cine Direitos Humanos trará, durante seis semanas dos meses de março e abril, uma programação especial, inteiramente dedicada ao tema. O ciclo reúne sete títulos, que propiciam diferentes abordagens sobre o período da repressão no País.

São quatro documentários e três ficções – estas últimas com nomes como Caio Blat, Daniel de Oliveira, Irene Ravache, Leonardo Villar, Simone Spoladore e Zé Carlos Machado no elenco. No sábado, dia 15, abre a programação o filme 'A memória que me contam', de Lúcia Murat, sobre um grupo de amigos que resistiram à ditadura e hoje levam vidas diferentes.

Confira a seleção de filmes da mostra especial

50 Anos

Em 2014, completam-se 50 anos do golpe de Estado de 1º de abril de 1964, responsável por instalar no País uma ditadura civil-militar que se estendeu por mais de 20 anos. Um período severamente marcado pelo autoritarismo e por graves violações aos direitos humanos, que até hoje não foram totalmente reveladas.

Neste ano também são comemorados os 35 anos da Lei de Anistia e os 30 anos da campanha Diretas Já!, que compuseram a caminhada de enfrentamento ao regime ditatorial, formalmente encerrado em 1985, e que culminou na promulgação de uma nova Constituição Federal, em 1988.

Esses marcos compõem, assim, uma oportunidade privilegiada para se promover a reflexão sobre a valorização da democracia e sobre formas de vivenciar a cidadania. Por isso, a SMDHC prepara uma série de atividades no marco do cinquententário, a fim de estimular a reflexão sobre esse período de exceção e suas implicações nos dias atuais.

Haverá shows, peça teatral, diálogo com a sociedade, além da programação especial do Cine Direitos Humanos. A SMDHC também lançará um hot site que reunirá a programação da Secretaria, de outras pastas da Prefeitura e da sociedade civil. O lançamento da página deve acontecer na segunda quinzena do mês.

 

Cine Direitos Humanos
Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Todos os sábados, às 11h
Entrada gratuita