Confira a programação para o marco do cinquentenário do golpe de Estado de 1964

Conheça as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o período da ditadura no Brasil e as suas implicações nos dias atuais, e pela sociedade civil (grupos, coletivos e entidades)

(Atualizado em 8/4/14)

As atividades realizadas e apoiadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pela sociedade civil (grupos, coletivos e entidades) para o marco do cinquentenário do golpe de Estado de 1964 já podem ser conferidas no hot site que reúne a programação completa:

50anosdogolpe.prefeitura.sp.gov.br

Entre as atividades da Secretaria, estão um show de Tom Zé, em meio a outras apresentações musicais, peça teatral e diálogo com a sociedade. Uma programação especial do Cine Direitos Humanos dedicada a obras que tematizam o período da repressão acontece até o dia 19 de abril.

Além disso, a partir de 31 de março, todos os postos da SPTrans para aquisição do Bilhete Único receberão uma edição especial do cartão, com a logomarca dos 50 anos do golpe de 1964, criada pelo artista Elifas Andreato – importante ilustrador brasileiro que protestou, por meio da arte, contra a ditadura –, por iniciativa da SMDHC.

50 anos

O golpe de Estado de 1º de abril de 1964 instalou no País uma ditadura civil-militar que se estendeu por mais de 20 anos. Um período severamente marcado pelo autoritarismo e por graves violações aos direitos humanos, que até hoje não foram totalmente reveladas.

Em 2014, também são comemorados os 35 anos da Lei de Anistia e os 30 anos da campanha Diretas Já!, que compuseram a caminhada de enfrentamento ao regime ditatorial, formalmente encerrado em 1985, e que culminou na promulgação de uma nova Constituição Federal, em 1988.

Esses marcos compõem, assim, uma oportunidade privilegiada para se promover a reflexão sobre a valorização da democracia e sobre formas de vivenciar a cidadania. Ao compreender o que significou viver com liberdades e direitos cerceados, num período em que, no lugar da participação cidadã, pairava o medo e o silêncio, valorizamos a democracia e lutamos pelo seu fortalecimento. É necessário conhecer os acontecimentos daquele período para que eles nunca mais se repitam.