Mercociudades: cidades da América do Sul reunidas em La Paz reafirmam posição pela defesa dos direitos de imigração

 

“Vivemos em um mundo convulsionado, em mudança e pleno de desafios, marcado pelo ressurgimento de nacionalismos, xenofobia e crise do multilateralismo. Nesse contexto, Mercociudades está sendo consequente em construir espaços de diálogo, trabalho conjunto, intercâmbio de experiências e cooperação mútua, para que as cidades possam enfrentar as suas dificuldades no dia a dia”.

Esse é o parágrafo inicial da declaração aprovada pela 23ª Cúpula da Mercociudades, um organismo de cooperação mútua entre governos locais de cidades da América do Sul e da qual São Paulo é participante, realizado na cidade de La Paz, Bolívia, entre 5 e 7 de dezembro.

A reunião de cúpula se pronunciou pela defesa dos direitos humanos, em especial das pessoas submetidas a maiores riscos sociais e imigrantes. Na mesma ocasião, foi aprovada uma campanha regional de comunicação, já delineada em reunião de comunicadores de Mercociudades – realizada em setembro, na cidade de Córdoba, Argentina – denominada de “A diversidade que há em você”, pelos direitos dos imigrantes.

Entre as resoluções da reunião, que contou com a presença de prefeitos e agentes públicos, está o propósito de trabalhar para construir uma região integrada e inclusiva, que valorize a diversidade cultural na América Latina e o respeito aos direitos de todos os habitantes. A Declaração de La Paz da 23ª Cúpula de Mercociudades destaca a importância do diálogo e da cooperação internacional como ferramentas imprescindíveis para assegurar o respeito aos direitos humanos.