Fórum em Madri reforça o compromisso das cidades com a cultura de paz

 

 

O II Fórum Mundial sobre Violência Urbana e Educação para a Convivência e a Paz, sediado em Madri entre os dias 05 a 08 de novembro de 2018, teve por finalidade reforçar o compromisso das cidades no avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da construção de uma cultura de paz.

A cidade de São Paulo foi representada pela Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Berenice Maria Giannella, que participou como palestrante em uma das 12 sessões plenárias sobre violência por racismo e xenofobia.

O Fórum foi composto por diversos eventos, entre eles debates moderados, incluindo apresentações, diálogos, sessões plenárias e workshops. Na ocasião foram debatidos os seguintes tipos de violência: esportiva, LGBTfóbica, interpessoal, intereligiosa, racista, xenofóbica, por gênero e idade, cibernética, terrorista, corrupção e crimes organizados.

A Plenária 8, cujo tema foi Violência por Racismo e Xenofobia, foi a oportunidade para apresentar o programa “Portas Abertas: Português para Imigrantes”, uma parceria entre a SMDHC e Secretaria Municipal da Educação (SME), como exemplo de política municipal para erradicação da xenofobia. Uma das maiores vantagens deste programa é o rompimento da barreira linguística, que permite a inclusão social dos imigrantes na sociedade. A Plenária contou com uma plateia de mais de 300 pessoas, com a participação aberta ao público nas conversas e debates.

Para além dos eventos organizados pelo Fórum, a Secretária também realizou reuniões bilaterais. A pauta da reunião com a vice-prefeita de Madri, Marta María Higueras Garrobo, foi a troca de experiências e intercâmbio de informações nas temáticas de direitos humanos. Por fim, a Secretária se encontrou com o presidente e fundador da Fundación 26 de Diciembre, Federico Armenteros, responsável pela primeira residência de idosos LGBT do mundo, com o qual teve a oportunidade de conversar sobre esta iniciativa inovadora e desafiadora.