Haddad recebe prefeito de Amsterdã para conversa sobre políticas urbanas

Eberhard van der Laan visitou o programa De Braços Abertos e conversou sobre as experiências e desafios da gestão urbana

O prefeito Fernando Haddad recebeu na manhã desta segunda-feira (20) o prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan. Durante o encontro, eles conversaram sobre os desafios para se governar uma capital, e trataram de questões de mobilidade urbana, saúde, descarte de resíduos sólidos e reintegração social de dependentes químicos. Leia mais.

Ainda pela manhã, Eberhard van der Laan visitou a tenda do ‘De Braços Abertos’, na região da Luz. A tenda é a porta de entrada do programa. No local, os beneficiários têm acesso a banho quente, lavanderia, atividades culturais e artísticas, além de assistência social e de saúde. Iniciado em janeiro de 2014, o De Braços Abertos é um programa de redução de danos, que oferece moradia em hotéis, oportunidade em frentes de trabalho e renda, além de alimentação e capacitação para mais de 450 dependentes químicos da região da Cracolândia.

“Tínhamos em Amsterdã um problema semelhante que demoramos 20 anos para solucionar. Toda longa jornada começa com o primeiro passo. Para o sucesso da ação é preciso conexão entre os atendidos e os agentes envolvidos”, disse o prefeito da capital holandesa.

Amsterdã é conhecida mundialmente por sua política de drogas baseada na tolerância e nas ações de redução de danos. A legislação sobre drogas da Holanda é de 1976 e tem como base a diferenciação entre drogas de risco aceitável (maconha e haxixe) daquelas de risco inaceitável para a saúde e para a segurança públicas (cocaína, heroína, anfetaminas e LSD). As ações de redução de danos datam de 1984 e foram criadas como forma de conter a epidemia de Hepatite B ocasionada pelo compartilhamento de seringas.

Durante a visita, que contou com a presença do cônsul-geral da Holanda em São Paulo, Cor Van Honk, Eberhard van der Laan foi acompanhado pelo coordenador do De Braços Abertos, Benedito Mariano.

Para o coordenador, é muito importante que o mundo tome conhecimento dos avanços obtidos pelo programa. O prefeito anunciou na última quinta-feira (16) a ampliação do programa em mais 500 vagas, após resultados positivos em pesquisa realizada pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, com apoio da Open Society Foundations. “É uma troca de experiência. No início do mês estivemos no Canadá, onde aprendemos bastante. Em maio recebemos uma comitiva de prefeitos chilenos. O sucesso do De Braços Abertos está sendo reconhecido mundo afora”, afirmou Mariano.

Cruyff Court – futebol e cidadania

No domingo (19), no CDC Burgo Paulista, Eberhard van der Laan participou da homenagem ao jogador holandês Johan Cruyff, que faleceu em março deste ano. O jogador foi idealizador do projeto Cruyff Court, que busca a transformação social por meio do esporte, unindo o ensino do futebol com práticas de cidadania.

O evento, que contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, foi promovido pelo Instituto Plataforma Brasil, com apoio da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. O bairro, localizado na zona leste da cidade, recebeu o primeiro pólo da Cruyff Court na América latina.