Share

Programa de Iniciação Artística - PIÁ

O PIÁ procura levar a metodologia inovadora criada na EMIA para crianças de 5 a 14 anos nos quatro cantos da cidade em bibliotecas públicas e teatros distritais e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Como na EMIA, os produtos elaborados a partir dos conteúdos pertinentes às Linguagens Artísticas envolvidas no PIÁ - Música, Teatro, Dança e Artes Visuais - são fruto de incessantes transformações e denotam o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção, da imaginação e da criação.



Aos princípios que inspiram o trabalho da EMIA, somam-se a ocupação cultural dos espaços públicos da cidade de São Paulo e a democratização do acesso à cultura como direito garantido ao cidadão.

O PIÁ tem por objetivos:
• despertar o interesse da criança pelas linguagens artísticas;
• promover uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, no conhecimento histórico, no senso crítico e estético, no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas;
• propiciar um espaço favorecedor de uma experiência artística que possa ser ampla e significativa;
• considerar o processo de crescimento e amadurecimento humano da criança ao buscar que a experiência por ela adquirida contribua para o seu desenvolvimento e possa ser transferida para as diferentes situações de vida.



II - ESTRUTURA CURRICULAR E FUNCIONAMENTO:
O PIA atende gratuitamente crianças de 05 a 14 anos organizados em três fixas etárias, a saber:
05/06/07 anos – com duas horas de aula, uma vez por semana, as crianças são orientadas por dois artistas-educadores que, além do trabalho de adaptação e socialização, iniciam os alunos nas linguagens oferecidas.
08/09/10 anos - com três horas de aula e intervalo de 20 minutos, uma vez por semana. Orientados por uma dupla de artistas-educadores num trabalho de integração das diferentes linguagens artísticas.
11/12/13/14 anos –com aulas de três horas de duração e com um intervalo de 20 minutos, uma vez por semana, os alunos são orientados por um artista-educador. O trabalho nesta etapa visa a continuidade do processo de iniciação optando o aluno por música, dança, artes visuais ou teatro em um projeto expressivo.

INSCRIÇÃO - VOCACIONAL E PIÁ 2016

Abertas as inscrições para os programas promovidos pela Divisão de Formação Artística e Cultural: Vocacional e PIÁ.

As atividades iniciam em maio e contam com as linguagens de artes integradas, artes visuais, dança, literatura, música e teatro. Na inscrição, os interessados devem ir até o local onde desejam fazer a orientação artística, levando cópia simples e original do documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento). No caso do PIÁ, a mesma deverá ser feita por um responsável.

Você pode acessar a lista atualizada com os nomes dos equipamentos que irão receber os programas, dias e horários de turmas, nos links abaixo:


Dúvidas ou informações:
http://formacaoartecultura.blogspot.com.br/
divform.midias@gmail.com
(11) 3397.0167 / 3397.0166