Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016 | Horário: 17:06
Compartilhe:

Delegação chilena visita Hospital da Rede Hora Certa Lapa

Autoridades e diretores de saúde do Chile visitam cidade para conhecer Rede Municipal de Atenção em Saúde

Dr. Alexandre Nemes recebe comitiva Chilena no Hospital Dia Rede Hora Certa Sorocabana

 

Por Cristiane Guterres

 

Um grupo com 14 pessoas, entre prefeitos e diretores de saúde do Chile, visita a cidade de São Paulo para conhecer a Rede Municipal de Atenção em Saúde e o Programa Mais Médicos. Entre esta quarta-feira (11) e sexta-feira (13), a delegação chilena conhecerá a estrutura física e dados de atendimento de equipamentos.

A delegação foi recebida por representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) na quarta-feira, no Hospital Dia da Rede Hora Certa Lapa. Os chilenos foram acompanhados pelo gerente do Hospital Dia Marcello Paschoal e por representantes da Associação Saúde da Família, organização parceira na administração das unidades do território Lapa/Pinheiros. O coordenador de saúde Alexandre Nemes apresentou ao grupo chileno a unidade e também os outros dois serviços instalados no mesmo espaço: a AMA 24 horas e o Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Durante a visita, a comitiva conheceu um pouco sobre o funcionamento de cada unidade, sua estrutura física e dados de atendimento. As três unidades realizam, juntas, mais de 19 mil atendimentos por mês.

Mais Médicos

Jessica Mualin, diretora de saúde da comissão nacional chilena, disse estar aprendendo muito com o intercâmbio. “Nós temos uma associação que agrupa 320 prefeituras no Chile. Todos os anos essa associação executa diferentes ações, entre elas uma capacitação que prevê intercâmbio com outros países. Este ano escolhemos o Brasil, principalmente por estarmos interessados no Programa Mais médicos”, afirmou.

Criado em 2013, o Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Somando com os residentes em Medicina de Família e Comunidade, esse número chega a 65 milhões de brasileiros beneficiados.

collections
Galeria de imagens