Subprefeitura M Boi Mirim

Compras Públicas

  As compras, licitações e contratações públicas são os procedimentos administrativos e formais baseados em regras definidas em leis e regulamentos que os órgãos e entidades da administração pública devem seguir para adquirir no mercado (por meio de pagamento a empresas, indivíduos ou outras entidades) os bens, materiais, serviços e obras necessários para realização de suas atividades.

As secretarias, subprefeituras, autarquias e fundações da Prefeitura de São Paulo cumprem, de forma geral, as regras definidas pela Lei Federal n° 14.133 de 2021 e o Decreto Municipal n° 62.100 de 2022. Já as empresas públicas e de economia mista vinculadas à Prefeitura de São Paulo também seguem as normas definidas na Lei Federal n° 13.303 de 2016.

Lei Federal n° 8.666 de 1993 que trata de regras gerais de licitações e contratações no setor público, não poderá mais ser utilizada pelos órgãos e entidades da Prefeitura de São Paulo a partir de 30/12/2023, de acordo com o Decreto Municipal n° 62.436 de 2023.

Por via de regra, os órgãos devem realizar procedimento denominado como “licitação” para realizar suas compras e contratações, embora a legislação permita determinadas exceções a essa regra geral, sendo possível nestes casos a “contratação direta” por “dispensa de licitação” ou “inexigibilidade de licitação”, por exemplo, para a compra ou contratação de bens, materiais e serviços em situações de emergência ou calamidade pública, para compras de pequeno valor, casos em que apenas um fornecedor no mercado oferece determinado material ou serviço, sem concorrentes, dentre outras situações consideradas excepcionais.

Licitação possui algumas modalidades, como: pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo. O Pregão é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto. Essa modalidade pode ser realizada de forma eletrônica ou presencial.

A nova lei de licitações e contratos (Lei Federal n° 14.133 de 2021) extinguiu modalidades anteriormente existentes na Lei Federal n° 8.666 de 1993. As modalidades que deixam de existir são a “tomada de preços” e o “convite”, porém, trouxe a possibilidade de utilização de novas modalidades e procedimentos (ou instrumentos) de licitações e contratação, como o “diálogo competitivo”; o “credenciamento”, a “pré-qualificação”; o “registro cadastral de fornecedores” e a “manifestação de interesse”.

O sistema de registro de preços

Lei Federal n° 14.133 de 2021 também definiu um conjunto de regras e procedimentos relacionados ao “registro de preços”. Ocorre quando um ou vários órgãos públicos atuando em conjunto realizam uma licitação (pregão ou concorrência) ou uma contratação direta por inexigibilidade para selecionar a proposta com menor preço para determinado bem, material ou serviço.

Tal proposta (conhecida como “ata de registro de preço”) funciona como um documento que formaliza o compromisso da empresa selecionada em fornecer aqueles objetos ou serviços, nos preços e quantidades máximas definidas na proposta por um período de um ano aos órgãos que participaram da licitação ou contratação direta que resultou neste registro de preços.

Acesse as Atas de Registros de Preços na Prefeitura Municipal de São Paulo:

Vale ressaltar que tanto a licitação como a contratação direta (por dispensa ou inexigibilidade de licitação) são procedimentos públicos, ou seja, os órgãos e entidades que os realizam devem obedecer às regras de publicidade e transparência para que todas as empresas, entidades e cidadãos interessados possam conhecer, participar, acompanhar e fiscalizar esses negócios com a administração pública.

As informações sobre compras públicas também podem ser acessadas nos seguintes sites:

Confira a lista de Empresas Punidas e impedidas de participar de licitações ou contratar com a Administração por terem praticado infração.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o setor administrativo/financeiro da Subprefeitura M'Boi Mirim - Coordenadoria de Administração e Finanças – CAFDivisão de Licitações e Contratos <mboimirim@smsub.prefeitura.sp.gov.br>

Plano de Contratação Anual – PCA

O Plano de Contratações Anual (PCA) é um instrumento de governança e gestão previsto na Lei Federal n° 14.133 de 2021, elaborado anualmente pelos órgãos e entidades que reúne em um único documento informações sobre todas as compras ou contratações que se planeja realizar ou prorrogar, no ano seguinte ao de sua elaboração. Na Prefeitura de São Paulo, a elaboração do Plano de Contratações Anual tem regras definidas pela Instrução Normativa SEGES nº 8/2023, que prevê a possibilidade de um órgão ou entidade decidir não realizar seu PCA para determinado ano subsequente, desde que justifique isso formalmente em processo administrativo.

 

Lista de Compras Públicas

 

COMPRAS PUBLICAS 2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0000133-3
Dispensa Eletrônica nº 90001/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  ALESSANDRO SOUSA PINTO, CNPJ  nº 57.620.907/0001-70 

LUTAR DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE LIMPEZA EIRELI EPP, CNPJ  nº 15.631.315/0001-04 

MARIA APARECIDA OLIVEIRA SANTOS, CNPJ  nº 58.444.930/0001-14

PATRICIA ELISABETE HOSSOTANI, CNPJ nº 55.696.882/0001- 63

PILLIAR DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS, HIGIENE E LIMPEZA LTDA, CNPJ nº 42.424.189/0001-90

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Materiais de Limpeza e Higiene.

Data de Publicação: 21/02/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0000117-1
Dispensa Eletrônica nº 90002/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  NICOLE MOREIRA AZEVEDO, CNPJ nº 46.293.794/0001-20

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Copos Práticos Descartáveis

Data de Publicação: 25/02/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0001116-9
Dispensa Eletrônica nº 90005/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  2 VW COMÉRCIO, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, CNPJ nº 59.452167/0001-3

MARIA JOSE MENDONCA COSTA,  CNPJ nº 58.216.225/0001-60 

VINICIUS CHAVES DOS SANTOS - EPP, CNPJ nº 05.207.424/000145

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Eletrodomésticos

Data de Publicação: 16/05/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0001082-0
Dispensa Eletrônica nº 90006/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  Nascimento & Queiroz Gráfica, CNPJ  nº 48.139.913/0001-10

Modalidade: Dispensa
Objeto: Fornecimento de Faixas Informativas de Loteamento Irregular

Data de Publicação: 16/05/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0000644-0
Dispensa Eletrônica nº 90007/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  MEGAFER COMÉRCIO DE FERRO E AÇO LTDA-EPP, CNPJ nº 10.602.104/0001-20

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Pregos e Arames

Data de Publicação: 16/05/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0000786-2
Dispensa Eletrônica nº 90008/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  GDR DISTRIBUIÇÃO – ME, CNPJ nº 57.681.839/0001-50

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Tela Tapume de Proteção (Cerquite)

Data de Publicação: 23/05/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0000720-0
Dispensa Eletrônica nº 90009/SUB-MB/2025 
Licitante Vencedor:  CSR COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA,  CNPJ nº 46.014.745/0001-00 

AJR COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA – ME , CNPJ nº 27.840.547/0001-51

Modalidade: Dispensa
Objeto: Aquisição de Madeiras Diversas 

Data de Publicação: 16/05/2025

Número do Processo: 6045.2025/0001088-0
Despacho Autorizatório - Contratação Direta por Inexigibilidade
Licitante Vencedor: 
BLACK MAD PRODUÇÕES LTDA, CNPJ 32.070.959/0001-90
Modalidade: Dispensa
Objeto: Contratação de Profissional do Setor Artístico -Contratação Artística para Realização da Festa Festival de Outono
Data de Publicação: 28/05/2025

 

Número do Processo: 6045.2025/0001392-7
Despacho Autorizatório - Contratação Direta por Inexigibilidade
Licitante Vencedor: 
F7 PRODUCOES E EVENTOS LTDA CNPJ n°  49.963.194/0001-10

Modalidade: Dispensa
Objeto: 
Contratação de Profissional do Setor Artístico – Contratação Artística para realização da Festa Junina.

Data de Publicação: 28/05/2025

HISTÓRICO DE COMPRAS PÚBLICAS