Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Centro Dia para Idosos leva conscientização e mobilização à Cidade Tiradentes

Por: Marianne Seixas
Como parte das ações do Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção à violência contra a pessoa idosa, o Centro Dia para Idosos (CDI) Kimani Maruge, em Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade, promoveu uma manifestação simbólica nas ruas do território. A ação reuniu os idosos atendidos no serviço, além de cuidadores e equipe técnica.
A “Ação do Panelaço”, contou com faixas, cartazes, cornetas e um expressivo panelaço, os participantes chamaram a atenção da comunidade para a importância do respeito e da proteção à população idosa. Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos informativos com orientações e canais de denúncia em casos de violência.
O objetivo foi sensibilizar a população local e reforçar a necessidade de combater todas as formas de violência - física, psicológica, financeira, institucional ou negligência - por meio da empatia, do respeito e da garantia de direitos.
Idosos do CDI Kimani Maruge preparam cartazes - Foto: Acervo SMADS
“O nosso objetivo foi promover o envolvimento total dos idosos nessa mobilização. Eles não só participaram, como idealizaram junto conosco cada detalhe da atividade. Queríamos que se sentissem protagonistas, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento”, explica Geane Teixeira de Souza, gerente do serviço.
Uma nova edição da ação já está sendo organizada e será realizada ainda em junho, dando continuidade à mobilização e à visibilidade do tema.
Centro Dia para Idosos (CDI)
O CDI atende e possibilita ao idoso proteção social especial e cuidados pessoais, prevenindo a segregação através do fortalecimento das relações familiares. O serviço é destinado à atenção diurna de pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhida, escuta, informação e orientação.
Contando com uma equipe multidisciplinar para atender aos cuidados deste grupo, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 27 CDIs espalhados pela cidade, disponibilizando um total de 810 vagas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk