Formas de Pagamento do imposto
Assim como já vem ocorrendo nos últimos anos, existem duas opções para o pagamento do IPTU 2022:
- à vista com desconto de 3%, desde que o pagamento seja realizado até a data de vencimento, ou
- parcelado em até 10 prestações mensais iguais e sem juros, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00.
Os contribuintes receberão, inicialmente, a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.
Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.
O pagamento poderá ser realizado das seguintes formas:
- Nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido de notificações anteriores).
- Consulte a relação de Bancos Conveniados, atentando para as modalidades de pagamento aceitas em cada um deles. A emissão de 2as vias pela internet e as modalidades de pagamento online estarão disponíveis a partir de 15 de janeiro.
- Nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.
- Por débito automático bancário. Para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2022.
- Quem ainda não optou por esta modalidade, deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento dessa parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.
- Caso o contribuinte não receba a notificação até a data de vencimento, poderá realizar o
pagamento:
- Nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados, com o número de cadastro do imóvel;
- Emitir a 2ª via do boleto apenas no site da Prefeitura Municipal de São Paulo.