Centro Aberto

Os projetos do Centro Aberto têm como objetivo a transformação e ampliação do uso de espaços públicos subutilizados ou mesmo cercados, através de intervenções de pequena escala, ao modificar estruturas preexistentes permitindo atividades diversas.

Após implantar cinco unidades na região central e avaliar seus impactos como positivos, a Prefeitura de São Paulo buscou expandir os horizontes do Programa Centro Aberto, criando espaços de convivência ao ar livre e áreas de priorização de pedestre também em áreas mais afastadas do centro e, assim, contribuir para a requalificação desses espaços.

Ao todo doze nove locais foram selecionados, considerando suas condições antes desfavoráveis ao uso público e as potencialidades de transformação.
 

Projetos piloto implantados

As unidades do Largo de São Francisco e Praça Ouvidor Pacheco e Silva e do Largo do Paissandu e Avenida São João foram as primeiras unidades implantadas, no final de 2014. Após seis meses de uso e concluída a fase de testes e análises, já haviam sido aprovadas e incorporadas pela população. Após um ano das duas primeiras unidades, mais três foram desenvolvidas no centro da cidade, sendo Largo São Bento, Rua Galvão Bueno e Largo General Osório. 

Os resultados desses projetos piloto implantados foram positivos e houve o entendimento da sociedade de que a melhoria de espaços públicos passa impreterivelmente pela renovação das suas formas de uso. 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________

 

Projetos implantados

 

 

Baixe aqui o caderno Centro aberto - Experiências na escala humana: PDF

0_centro-aberto-experimentos-na-escala-humana_faca-o-download_01