SP Urbanismo discute propostas de obras da Operação Urbana Água Espraiada em oficinas

Em videoconferência, membros do Grupo de Gestão juntamente com técnicos da Administração debateram proposta de intervenções prioritárias de infraestrutura para a área da operação, situada na zona sul. Mesmo com a pandemia, discussões públicas sobre as Operações Urbanas da cidade continuam

Nesta quarta-feira (1), a São Paulo Urbanismo, empresa de planejamento urbano vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), promoveu a reunião de finalização de uma série de três oficinas para debater a priorização de ações de infraestrutura e de implantação de unidades habitacionais no âmbito da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE).

A reunião, realizada virtualmente, contou com a participação de diversos membros do Grupo de Gestão, composto por poder público e sociedade civil, além de técnicos convidados. O objetivo dessa reunião e das demais oficinas, realizadas entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre deste ano, foi elaborar uma proposta de priorização de obras ao longo da Avenida Roberto Marinho e apresentá-la na próxima reunião ordinária do Grupo de Gestão, a ser realizada no próximo dia 22 de julho, também por videoconferência.

Apesar da pandemia de coronavírus e a necessária quarentena para mitigá-la, as discussões públicas promovidas nos conselhos participativos das quatro Operações Urbanas vigentes no município, isto é, Água Branca, Água Espraiada, Centro e Faria Lima, continuaram. Através de videoconferências, conselheiros podem deliberar sobre intervenções dessas leis tão importantes, que estabelecem regras urbanísticas específicas para diversas áreas da cidade, como incentivos à construção de moradias próximas ao eixo de transporte e requalificações do meio urbano.

As Operações Urbanas sempre instituem um Conselho Gestor, chamado de Grupo de Gestão ou Comissão Executiva – caso da Operação Urbana Centro - que contam com a participação da sociedade civil, o que garante controle social. Suas principais atribuições são definir prioridades para a execução das obras contempladas pelos programas de investimentos de cada Operação Urbana, além de acompanhar a evolução dos projetos e deliberar na aplicação dos recursos.

Clique aqui para visualizar a agenda com as próximas reuniões das Operações Urbanas