Ações e Programas

SP-Urbanismo

A São Paulo Urbanismo tem muitos projetos que transversalizam através de Eixos Principais dentro do Plano de Metas da Prefeitura de 2017-2020, tais como Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente através da Meta 35 Centro Lindo, além de ter participado ativamente no compromisso de cumprir as metas estabelecidas através do Eixo de Desenvolvimento Institucional através da meta 46.

Em relação à meta 35 detalharemos abaixo as informações e projetos desenvolvidos na empresa que ajudaram a construir senão toda a totalidade, mas boa parte das metas estabelecidas dentro do Plano de Metas da gestão 2017-2020.

A Meta 35 propõe a valorização do Centro com intervenções urbanísticas visando a requalificação de espaços livres e passeios públicos, em 145 mil m². A área central da cidade de São Paulo sofreu, ao longo das últimas décadas, um processo de substituição de suas funções tradicionais, concentrando principalmente atividades de comércio especializado e o popular, potencializadas pela função de passagem entre diferentes terminais de transporte que ligam os quadrantes da cidade. É uma área dotada de infraestrutura subutilizada no período noturno com problemas de segurança, degradação do conjunto de patrimônio arquitetônico e histórico, pouca atratividade para atividades imobiliárias e deterioração de calçadas e dos calçadões. Completa esse quadro a presença de áreas com população em situação de extrema vulnerabilidade social. Por outro lado, a área é dotada de vantajosa proporção de espaços públicos em relação à área construída e grande potencial de desenvolvimento econômico, cultural e simbólico. Foram definidas cinco linhas de ação com intervenções em pontos específicos no território que deverão contribuir para reverter o processo de deterioração do Centro aumentando sua atratividade para investimentos imobiliários, turísticos e culturais, além de possibilitar melhor qualidade de vida e aproveitamento da infraestrutura urbana existente.

Linha de Ação 50.1-revisão da Operação Urbana Centro. De acordo com o Plano Diretor da cidade de São Paulo a revisão da Operação Urbana será feita por meio de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU). A proposta do PIU, elaborada no primeiro semestre de 2018, foi publicada em julho, para consulta pública visando levantar comentários e manifestações que expressem as expectativas dos munícipes em relação ao futuro dos bairros envolvidos. A 2ª consulta pública será em fevereiro de 2019 e a conclusão do PIU, previsto para o segundo semestre de 2019.

Linha de Ação 50.2- obras de reabilitação urbanística e readequação de espaços públicos, nas imediações do Largo Coração de Jesus e Praça Julio Prestes, com reforma de passeios, melhoria de iluminação pública e implantação de mobiliário urbano. O anteprojeto foi concluído. A continuidade requer a interlocução intersecretarial e a garantia de obtenção dos recursos necessários à realização das intervenções, por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.

Linha de Ação 50.3-Implementação de obras de reforma de calçadas e calçadões nos distritos Sé e República, promovendo a mobilidade e acessibilidade, além de dotar aqueles espaços públicos de mobiliário urbano que propiciem o convívio social. O anteprojeto da Fase 1 (6.500 m²) está concluído e estão garantidos os recursos para projetos complementares de engenharia e obras advindos de parceiros privados.

Linha de Ação 50.4- Retirada de pauta.

Linha de Ação 50.5-obras de requalificação dos arredores do Mercado Municipal, com reformas e ampliação de passeios públicos, potencializando sua atratividade turística e a fruição do patrimônio histórico, A realização está ligada à definição da proposta para viabilizar o estacionamento para futura concessão, e da possibilidade parcerias para a obtenção de recursos para as obras.

Além dos Programas elencados e alinhados à Gestão da Prefeitura Municipal de São Paulo, a empresa produziu muitos outros projetos de Desenvolvimento Urbano, além da Gestão e monitoramento das Operações Urbanas no ano de 2018:

Detalhadamente estão expostos no endereço eletrônico abaixo: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/

A seguir apontamos a relação de eficiência dos projetos elaborados pela empresa com as respectivas fontes de recursos, e com percentuais de realização tendo como base as metas pré-estabelecidas através dos diversos instrumentos contratuais realizados em 2018: 

Realizações por Tipo de Contrato

 

Realizações por Projeto - Tesouro

 

 Realizações por Projeto - FUNDURB

 

 

* Esta página esta constante atualização.