Rede de Estruturação

Para atingir de forma equilibrada as dimensões, objetivos, princípios e diretrizes do Plano Diretor Estratégico, foi definida a Rede de Estruturação e Transformação Urbana composta por elementos estruturantes do ordenamento territorial.

A Macroárea de Estruturação Metropolitana possui papel estratégico na reestruturação de cidade, pois em sua área estão compreendidos os principais eixos de articulação entre polos de emprego e municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, dentro dessa macroárea, estão localizadas regiões da cidade que passam por intensos processos de mudança nos padrões de uso e ocupação e, portanto, apresentam grande potencial de transformação.

A rede estrutural de transporte público, que define os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, são áreas da cidade que o Plano Diretor propõe concentrar o processo de adensamento habitacional e construtivo, articulando-os nas proximidades do transporte público (ao longo de corredores de ônibus e ao redor de estações de trem e metrô), e à qualificação do espaço público.

Para garantir o desenvolvimento equilibrado e sustentável, alinhado à dimensão ambiental, a Rede Hídrica e Ambiental constitui o arcabouço ambiental da cidade, composta pelo conjunto de cursos d´água, cabeceiras de drenagem, parques urbanos, lineares e naturais, áreas verdes significativas, áreas protegidas e espaços livres.

Por fim, para promover a construção da aproximação das políticas públicas foi estabelecida a Rede de Estruturação Local, cujo objetivo é promover a articulação entre as políticas públicas setoriais (de habitação, mobilidade, educação, cultura, meio ambiente, equipamentos urbanos e sociais) para realizar transformações urbanas locais, especialmente nas áreas mais carentes e vulneráveis, qualificando centralidades locais existentes e estimulando a formação de novas.