Participação Social - SOS Mata Atlântica

Dados de monitoramento do programa Observando os Rios - Fundação SOS Mata Atlântica

 Dados médios do projeto Observando os Rios - SOS Mata Atlântica

A partir do anúncio do projeto Tietê, em 1992, a Fundação SOS Mata Atlântica, convidou especialistas em hidrologia como Dr. Samuel Murgel Branco, Aristides Almeida Rocha e Ben Hur Batalha para juntos adaptarem indicadores do IQA- f índice de Qualidade de Água (CONAMA 357-05) à uma atividade cidadã. Voluntários, a partir de equipamentos de análise simples e da percepção sobre a qualidade ambiental poderiam todos os meses aferir o comportamento daquele trecho da bacia hidrográfica.

Os dados obtidos pelos Grupos Voluntários seguem os procedimentos em campo já descrito acima. São 16 parâmetros analisados para compor o resultado. Os parâmetros físico-químicos são: temperatura ambiental, temperatura da água, turbidez, material sedimentado, OD, DBO, pH, Nitrato e Fosfato.

Parâmetros organolépticos e biológicos: cheiro, presença de espumas, presença de lixo flutuante ou na margem, presença de larvas vermelhas (blood worm, ou oligoquetos), presença de larvas escuras/larvas transparentes/moluscos, presença de peixes e coliformes totais. Para cada parâmetro há um peso atribuído e uma nota é dada a cada índice. A somatória dos pontos obtidos em cada parâmetro atribui a qualidade aferida na ocasião da análise mensal.

Cada Grupo dispõe de um local para inserção dos valores obtidos gerando um bando de dados público sobre os rios monitorados nos 17 Estados presentes no Bioma Mata Atlântica e mais o Distrito Federal.

Esses dados são reuniões e analisados no conjunto da obra em duas situações. No dia Mundial da Água (22/03), quando os resultados de todos os Estados são interpretados. Também no dia do Tietê (22/09), quando os dados dos locais de monitoramento do Estado, em especial da Bacia do Rios Tietê são interpretados para apontarem cenários e tendências sobre a sua despoluição.

Para mais informações: http://observandoosrios.sosma.org.br/