Prefeitura publica última etapa de elaboração do PIU Jockey Club

Projeto define as regras para transformação de um dos maiores equipamentos da cidade. População poderá contribuir com a proposta até o dia 26 de fevereiro de 2021

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a SP Urbanismo publicam nesta quinta-feira (10) a segunda e última consulta pública online sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Jockey Club. A plataforma ficará aberta para receber comentários até o dia 26 de fevereiro de 2021. Clique aqui para participar.

A consulta traz o Projeto de Intervenção Urbana e sua minuta de Decreto Regulamentador, que definem as regras para o desenvolvimento urbano do Jockey Club, um dos maiores equipamentos da cidade.

Além de valorizar os atributos históricos e paisagísticos do hipódromo, o objetivo do Projeto é adequá-lo às dinâmicas contemporâneas da cidade, permitindo novas atividades, uma maior utilização do equipamento por parte da população e uma maior integração com a cidade, ao mesmo tempo em que pretende diminuir os impactos de vizinhança no entorno.

Os comentários recebidos a partir de agora pela internet, em diálogos temáticos com conselhos municipais e em audiência pública a ser agendada vão auxiliar a Prefeitura a aperfeiçoar o PIU e a minuta final do Decreto, que também será apresentada, de forma devolutiva, à sociedade civil.

Processo Participativo
O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado de grande porte, situado no distrito do Morumbi, pertencente à Subprefeitura do Butantã. Está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) que, de acordo com a atual Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016), deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para definição das regras urbanísticas para seu desenvolvimento e transformações.

Como em qualquer outro Projeto de Intervenção Urbana, a participação da sociedade civil é garantida. O projeto começou a ser elaborado no final de 2019 e suas diretrizes levadas à consulta pública online entre 18 de outubro e 9 de novembro, sendo recebidas 107 contribuições. Após análise das contribuições recebidas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano autorizou, em janeiro de 2020, o desenvolvimento do Projeto.


Jockey Club
O Hipódromo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1941. Desde então é referência para o turfe nacional (corrida de cavalos), recebendo os principais eventos da modalidade junto com o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em 2010 o conjunto do Jockey Club foi tombado pelo CONDEPHAAT, vinculado ao Governo do Estado, e em 2013 pelo CONPRESP, da Prefeitura de São Paulo. As duas resoluções ressaltam o valor histórico, arquitetônico, cultural e simbólico do local.