Mapa 3D do Portal GeoSampa é apresentado em um dos maiores eventos de geotecnologia e drones da cidade

Tema de webinar específico do MundoGEO Connect 2020, a cartografia permite a visualização de forma tridimensional e em formato aberto de edificações, árvores e obras de arte, auxiliando a execução de políticas públicas e o desenvolvimento de estudos para a cidade

Nesta terça-feira (4) o portal GeoSampa e sua função que permite ver a cidade em 3D foram apresentadas e debatidas durante o MundoGEO Connect 2020, grande evento de geotecnologia e drones da capital.  
 
O portal foi tema do webinar “Cidade de São Paulo 3D: Desafios, Características e Oportunidades”. O objetivo foi discutir a publicação até então inédita na América do Sul de imagens feitas a laser de todo o território do município de São Paulo.  
 
O evento foi intermediado por Emerson Granemann, fundador e CEO do Mundo Geo, e contou com a participação de Fernando Gomes, Silvio Ribeiro e Danilo Mizuta, técnicos da equipe da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (Geoinfo), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). 
 
Silvio Ribeiro foi o primeiro a falar e abordou, sobretudo, o Sistema de Informação Geográfica do Município de São Paulo (SIG), representado pelo GeoSampa, e o trabalho executado por sua Coordenadoria, também responsável pelos portais Infocidade, Informes Urbanos e ObservaSampa:  
 
“Nós produzimos e analisamos dados, com todo cuidado e conhecimento, para que eles sejam disseminados e aproveitados da melhor maneira possível pela sociedade”, declarou Ribeiro.  
 
Por sua vez, Danilo Mizuta explicou a tecnologia de laser, também conhecida como LiDAR, que possibilitou a disponibilização da cartografia 3D de toda a cidade de São Paulo. Mizuta também lembrou os produtos obtidos a partir dessa tecnologia e sua apropriação ao redor do mundo.  
 
“A nossa maior necessidade foi a atualização cartográfica, sobretudo, das edificações e da vegetação. O LiDAR consegue captar imagens, por exemplo, das redes de energia elétrica, de áreas irregulares (favelas) do município, dentre outros. Esse conhecimento é fundamental não só para SMDU, mas para a cidade de São Paulo como um todo”, afirmou Mizuta.  
 
Com o intuito de dar sequência às falas anteriores, o servidor Fernando Gomes explicou como acessar os dados LiDAR e elencou os desafios, características e oportunidades desse novo conteúdo. 
 
“Temos a prerrogativa da Lei de Acesso à Informação, que exige do poder público a abertura de dados. Isso é uma forma de desenvolver a cidadania, disseminando e estimulando o conhecimento, e promovendo a autonomia dos agentes envolvidos (servidores, municípes, organizações, empresas...)”, concluiu Gomes.  
 
 
Mapa 3D da cidade  
Em abril deste ano a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), disponibilizou a cartografia 3D de toda a cidade no Portal GeoSampa. A novidade possibilita visualizar edificações, árvores, obras de arte, entre outros objetos, de forma tridimensional no mapa digital.  

O conteúdo foi o segundo produto obtido a partir da tecnologia de laser – também conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging). Diferente de uma imagem de satélite ou fotografia área do território, os dados obtidos por essa tecnologia são uma representação geométrica de alta resolução da cidade. Em dezembro de 2019 o Município já havia publicado o Modelo Digital de Terreno (MDT) com dados sobre topografia e hidrografia e agora, em 2020, complementou a publicação com o Modelo Digital de Superfície (MDS).  
 
A publicação, em formato aberto e também disponível para download, permite que servidores municipais, pesquisadores, urbanistas e interessados em geral possam realizar estudos aplicados, além de desenvolver soluções para o munícipio.  
 
Para visualizar o levantamento LiDAR 3D, acesse o Portal GeoSampa, clique no ícone LiDAR 3D, selecione a área desejada no mapa e escolha MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno). Por fim, clique em visualizar para abrir uma nova aba de seu navegador e veja o modelo 3D da área escolhida.  
 
Já para baixar os arquivos em formato LAZ (LAS compactado), que possuem precisão na ordem de 10cm e densidade média de 10 pontos/m2, clique em “Download de Arquivos” e selecione o tipo MDS.