Prefeitura começa a discutir parâmetros urbanísticos para a área do Ginásio do Ibirapuera

População poderá opinar sobre a proposta através da internet

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a São Paulo Urbanismo, publica nesta sexta (27) a consulta pública online sobre os elementos prévios à elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Ginásio do Ibirapuera. O estudo foi elaborado pelo Governo do Estado, responsável pelo diagnóstico e programa de interesse público que agora é colocado em consulta pública. Clique aqui para participar.

O objetivo é consultar à população quanto ao Diagnóstico Socioterritorial, Ambiental e ao Programa de Interesse Público, elementos que subsidiarão a definição de parâmetros de uso e ocupação do solo para a área, por meio de um Projeto de Intervenção Urbana.

Com uma área total 91 mil metros quadrados, o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Complexo do Ibirapuera, é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo e composto pelo Ginásio do Ibirapuera, o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

A necessidade de elaboração de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) decorre do fato desta área se tratar de uma Zona de Ocupação Especial (ZOE). De acordo com a legislação urbanística, essas zonas devem receber parâmetros urbanísticos estabelecidos por um PIU.

O Complexo do Ibirapuera começou a ser construído nos anos 50, todavia, só foi receber sua última instalação em 1982, com a implantação do Ginásio Mauro Pinheiro. Ao longo dos anos, o Ibirapuera ganhou notoriedade no campo esportivo, tornando-se referência para o treinamento de confederações e atletas olímpicos, além de ter sediado vários eventos internacionais, como Jogos Panamericanos, mundiais de basquete, vôlei e handebol, lutas de boxe e de UFC. Sem esquecer também de shows musicais, como dos Rolling Stones e Bob Dylan (1998).

O Governo do Estado pretende requalificar o Complexo com novas estruturas e funções, qualificando os acessos de pedestres, ciclistas e demais meios de transporte ao Complexo Desportivo, proporcionando melhores condições de conforto ambiental, além de propiciar uma maior integração do equipamento à cidade, seja com o Parque do Ibirapuera ou com equipamentos culturais, de comércio e serviços localizados na região da Avenida Paulista e Subprefeitura da Vila Mariana.

Disponível até 17 de abril, a consulta pública online compõe a primeira etapa do processo participativo o qual o Projeto terá que ser submetido. Neste momento, a população é convocada a conhecer e opinar sobre o diagnóstico sócio territorial e ambiental da área, que traz importantes dados sobre o complexo e seu entorno, como população, zoneamento, áreas verdes, mobilidade e equipamentos de comércios e serviços, além do Programa de Interesse Público, que apresenta os problemas urbanos que deverão ser enfrentados na definição dos parâmetros urbanísticos da área. Cabe ressaltar que esse material foi elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) - contratada pelo Governo do Estado. Participe!