Prefeitura sedia workshop sobre projetos urbanos em regiões centrais com foco na habitação de interesse social

Objetivo é subsidiar politicas públicas a partir de experiências bem sucedidas, como a ocorrida em Lille, na França

Nesta terça-feira, dia 4, especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e da França, apresentaram experiências francesas em projetos urbanos com foco em habitação de interesse social e locação social. O objetivo do encontro é subsidiar politicas públicas a partir de experiências bem sucedidas. O evento faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o BID, coordenado pela São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo).

Moradia social é prioridade na França, e exemplos na cidade de Lille foram apresentados durante o encontro. Lille é a quarta maior cidade da França e a maior do norte do país. A sua proximidade com a Bélgica, Alemanha e Inglaterra fazem de Lille importante ligação com a Europa do norte.

Uma medida adotada pela cidade no segmento habitacional está relacionada a medidas inovadoras de financiamento habitacional, como concessões à iniciativa privada por até 70 anos de áreas públicas, com contrapartida do município. Também existem projetos urbanos e ambientais para retrofit.

Durante o encontro houve debate com participação das equipes das secretarias de Habitação, Cohab-SP, Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo.

Participaram do workshop os secretários municipais Fernando Chucre, de Desenvolvimento Urbano; João Farias, da Habitação; e José Armênio, presidente da SP Urbanismo.

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre, participou do workshop

 

Claudia Vilela, consultora do BID - Lille (França), falou sobre as ações desenvolvidas na cidade

 

Camila Maleronka, também consultora do BID, durante o evento