Prefeitura começa a discutir projeto para o Jockey Club de São Paulo

População poderá opinar sobre a proposta através da internet. Município quer melhorar acessos ao equipamento e permitir sua maior utilização por parte do cidadão.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a SP Urbanismo, empresa pública vinculada à Pasta, lança nesta sexta-feira (18) a consulta pública online sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Jockey Club. Clique aqui para participar.

Nesta primeira fase são apresentados à sociedade civil o Diagnóstico da área estudada e o Programa de Interesse Público da futura intervenção. O Projeto é uma oportunidade para que a população possa discutir o papel a ser desempenhado por este importante equipamento histórico no contexto de desenvolvimento urbano atual da cidade.

As diretrizes da proposta, agora em discussão, buscam valorizar os atributos históricos e paisagísticos do hipódromo, além de ampliar sua contribuição ambiental à cidade, permitindo novas atividades de interesse público e, assim, uma maior utilização do equipamento por parte da população. As conexões do Hipódromo com as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim da CPTM,  estação Butantã do Metrô e Corredor Rebouças da SPTrans também devem ser qualificadas, melhorando a segurança e o conforto para pedestres e ciclistas.

O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado, situado no distrito do Morumbi, pertencente à Subprefeitura do Butantã. Está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) que, de acordo com a atual Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016), deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU).

O Hipódromo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1941. Desde então é referência para o turfe nacional (corrida de cavalos), recebendo os principais eventos da modalidade junto com o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em 2010 o conjunto do Jockey Club foi tombado pelo CONDEPHAAT, vinculado ao Governo do Estado, e em 2013 pelo CONPRESP, da Prefeitura de São Paulo. As duas resoluções ressaltam o valor histórico, arquitetônico, cultural e simbólico do local.

Nos últimos anos, com o objetivo de diversificar e intensificar a utilização do equipamento e, consequentemente, atrair público em dias e horários que não há a prática do turfe, o Jockey tem recepcionado diversos eventos, principalmente os ligados à gastronomia e cultura.