Com a presença da Bloomberg Philantropies, banca orgânica é inaugurada na Feira do Pacaembu

James Anderson, Chefe de Inovação e Governo da instituição, conheceu projeto-piloto da Prefeitura que pretende ampliar o acesso da população a produtos sustentáveis e valorizar o agricultor da zona sul rural da cidade


Marcelo Pereira/SECOM

Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a primeira banca de alimentos orgânicos e em transição agroecológica na Feira Livre do Pacaembu, na Praça Charles Miller. O evento teve a presença de James Anderson, Chefe de Inovação e Governo da Bloomberg Philantropies, instituição parceira do Projeto Ligue os Pontos.

A ação marca o início de um programa inovador do Município que busca abrir bancas orgânicas em feiras convencionais da cidade, expandindo o acesso da população a produtos sustentáveis e, consequentemente, valorizando o trabalho dos agricultores da zona sul rural, responsável pela produção dos alimentos. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo tem apoio do Projeto Ligue os Pontos, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), em parceria com a Bloomberg Philantropies.

A ação vai ao encontro das diretrizes do Projeto Ligue os Pontos, vencedor do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies para a América Latina e Caribe, que busca reforçar oportunidades de acesso a mercados de produtos sustentáveis, especialmente dos pequenos produtores, que enfrentam muitas dificuldades na produção, comercialização e acesso à informação. 

“Estamos desenvolvendo novos canais de venda para a produção orgânica e agroecológica para que o consumidor tenha consciência da existência desses produtores e que eles continuem produzindo em áreas essenciais para a preservação ambiental de São Paulo, que têm 30% de seu território em zona rural”, explica José Amaral Wagner Neto, secretário-adjunto da SMDU e gestor do Projeto Ligue os Pontos.

James Anderson, que veio a São Paulo, dentre outros motivos, para acompanhar o andamento do Projeto Ligue os Pontos, se mostrou bastante entusiasmado com o que viu: “Nós apoiamos inovações públicas para ajudar as cidades resolver suas principais questões e nós sabemos que crescimento urbano e crescimento econômico inclusivo são muito importantes para as metrópoles ao redor do mundo. Esse projeto é um esforço inovador para lidar com ambos os temas e estamos animados com isso”, afirmou.

Durante a visita, James conversou bastante com os produtores rurais, a fim de tirar duvidas sobre a produção orgânica praticada no extremo sul de São Paulo. Leticia Schunck Takashima, que possui um sítio há mais de três anos em Parelheiros, foi uma delas. Junto com o seu pai, produz diversos alimentos orgânicos, como couve-flor, couve, feijão, alho-poró e tomate. Atendida pelo Projeto Ligue os Pontos, ela ainda coordena as feiras promovidas pela cooperativa Cooperapas e dá aula de agricultura em uma escola pública da zona sul rural. Ela defende o cultivo livre de agrotóxicos. “Crio o meu filho com alimentação saudável, com produtos orgânicos. Também é uma forma dele valorizar o campo”, declara Leticia.

Evaldo Nishimura ajuda Letícia com a organização e o atendimento na feira do Pacaembu. Ele trabalhou por oito anos em uma empresa do Japão especializada na produção de moyashi orgânico (broto de feijão) e pretende levar essa ideia para Parelheiros. “Eu tenho tecnologia e conhecimento para produzir. Mas preciso de oportunidade”, alega ele.

A banca orgânica do Pacaembu vai funcionar todas as terças e sábados, das 7h às 12h. Diversos produtos serão oferecidos à população, como mel, geleia, suco, feijão, farinhas, alface, cenoura, couve, ervilha, tomate... Quem preferir, também pode conferir os alimentos à venda, escolher os desejados e agendar o melhor horário para retirada através do telefone da Cooperapas: 94032-3422.

 

Agenda no Edifício Martinelli

Antes da visita à feira do Pacaembu, James Anderson participou na segunda-feira, 14 de outubro, de uma reunião com a equipe e parceiros do Projeto Ligue os Pontos, como representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e sua agência de desenvolvimento, a AdeSampa, a Secretaria das Subprefeituras e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

José Amaral Wagner Neto, gestor do Ligue os Pontos, apresentou, de forma detalhada, as ações em andamento do Projeto, que atua em três eixos: Fortalecimento da Agricultura, Cadeia de Valor e Dados e Evidências. Para valorizar a agricultura, o projeto oferece Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a agricultores da Zona Rural Sul, independente do tipo de produção. No âmbito da Cadeia de Valor, o projeto busca fomentar o acesso a mercado e incentivar novos negócios relativos à agricultura e à cadeia do alimento, dentro e fora da propriedade. Por último, a partir da coleta de dados, almeja-se apoiar a formulação de melhores políticas públicas para a região.

O encontro foi intermediado pela Delivery Associates, consultoria contratada pela Bloomberg Philantropies para acompanhar a implementação dos projetos das cidades vencedoras do Desafio dos Prefeitos. A equipe foi responsável, ao final do evento, por propor aos presentes que apontassem os avanços obtidos pelo Projeto e quais aspectos necessitam ser melhorados.

Acesse aqui o site do Projeto Ligue os Pontos