Patrimônio cultural da cidade pode ser consultado no Portal GeoSampa

Informações sobre as mais de 3.500 áreas tombadas da cidade, bem como de monumentos e acervos protegidos, estão disponíveis agora no principal mapa digital de São Paulo. Objetivo é fomentar o conhecimento e exploração da cultura, memória e patrimônio histórico do município

A Prefeitura de São Paulo acaba de disponibilizar para consulta e download no Portal GeoSampa, mapa digital de São Paulo, todo o patrimônio cultural da capital, composto por mais de 400 registros, como monumentos e acervos protegidos, além das mais de 3.500 áreas tombadas por legislação de preservação.

Além da localização, é possível obter no mapa diversas informações, por exemplo, o nome de um monumento, sua data de instalação e o material usado para sua construção; por quais órgãos (CONPRESP, Condephaat e/ou IPHAN) os bens materiais e imateriais da cidade, bem como as suas respectivas áreas envoltórias, são reconhecidos; os bairros ambientais e os locais que receberam o selo de valor cultural do Departamento Histórico de São Paulo (DPH).

Os dados são oriundos da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), que promoveu, nos últimos dias 17 e 18, a 5ª edição da Jornada do Patrimônio. O evento contou com um público de cerca de 250 mil pessoas, – dez vezes maior que o registrado no encontro de 2018 – que pôde participar de mais de mil atividades – espalhadas por aproximadamente 500 locais do município, – como roteiros, oficinas, visitas abertas, cortejos, debates e exibição de documentários. O objetivo foi possibilitar aos cidadãos o conhecimento e exploração da cultura, memória e patrimônio histórico da cidade, que agora se encontram disponíveis no principal mapa digital da cidade.

Como consultar?

Basta acessar o GeoSampa e ativar a camada “Patrimônio Cultural”. Imediatamente aparecerão três opções, que somente poderão ser habilitadas com um zoom no mapa (botão “+” situado no canto esquerdo da tela): Monumento, Bem Registrado e Selo de Valor Cultural. Também surgirá a subcamada “Bens Protegidos”, que reúne os itens “Bem Tombado”, “Acervo Tombado”, “Bairro Ambiental”, “Área Envoltória CONPRESP”, “Área Envoltória Condephaat” e “Área Envoltória IPHAN”. Para obter dados sobre cada uma dessas camadas, basta ativá-las, clicar no botão “i” e em seguida no ícone desejado no mapa.

Como todo o conteúdo do GeoSampa, todas as bases estão disponíveis para download. Para baixa-las, clique em “Download de Arquivos”, escolha o tema “Patrimônio Cultural” e em sequência a camada desejada.

 

Portal GeoSampa

O Geosampa é um portal administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, mas abastecido com informações de todas as secretarias municipais, que integra milhares de dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles, aproximadamente 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

O mapa permite localizar pontos de interesse como bibliotecas, museus, escolas e terminais de ônibus e também saber informações sobre o zoneamento de uma área ou o cadastro fiscal de um imóvel. Também é possível realizar buscas e pesquisas a partir do endereço, distrito , subprefeitura ou lote. Todos os arquivos estão disponíveis para download em formato aberto, incluindo, plantas, imagens de satélite e fotos aéreas.