SP-Urbanismo recebe representantes do governo da região de Medellín para troca de experiências

Gestores do Valle do Aburrá, na Colombia, vêm à São Paulo conhecer ações de urbanismo e planejamento urbano

Nesta segunda-feira (1), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da SP-Urbanismo, se reuniu com a delegação da Área Metropolitana do Valle do Aburrá - AMVA (região de Medellín, Colômbia) para trocar experiências sobre meio ambiente e mobilidade urbana. O encontro foi viabilizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que possui um escritório regional na Colômbia.

O principal palestrante da AMVA foi o diretor Eugenio Pietro, ex-senador da República e ex-governador do distrito de Antioquia. Pietrou falou sobreas ações de governo metropolitano do Vale do Aburrá..

A Região Metropolitana do Vale do Aburrá é uma entidade administrativa associada com os 10 munícipios da região, isto é, Medellín (núcleo), Barbosa, Girardota, Copacabana, Bello, Itagüí, Sabaneta, Envigado, La Estrella e Caldas. Entre as suas principais funções estão coordenar o desenvolvimento harmônico, integrado e sustentável dos municípios que o compõem; liderar a construção de infra-estrutura metropolitana de espaços públicos e equipamentos sociais, habitação e seus arredores e articular o transporte público metropolitano como autoridade de mobilidade.

Suas decisões são tomadas por um Conselho Metropolitano, composto pelo prefeito de Medellín, que preside o Conselho; os prefeitos dos demais municípios membros; o Diretor de Planejamento do Departamento de Antioquia; um representante do governo nacional; um vereador representando o Conselho de Medellín, outro conselheiro representando os outros nove conselhos municipais do Vale do Aburrá e um representante de entidades ambientais sem fins lucrativos.

O presidente da SP-Urbanismo, José Armênio, falou sobre as diferenças entre os níveis de governo de Brasil e Colômbia. Além de ser dividida em poderes federal, estadual e municipal, a Colômbia possui a figura do governo metropolitano, caso da AMVA. Ele elogia: “O interessante é que eles tratam todo o território como pauta de política pública integrada”.

Entre os projetos do AMVA, pode-se destacar a estratégia “Lugar amigable com la bicicleta”, que visa renovar a relação mobilidade ativa – comércio sustentável. A entidade administrativa instalou pontos de bicicletas em diferentes locais comerciais que oferecem benefícios – como descontos – aos visitantes que utilizam esse meio de locomoção.

Atualmente o principal problema enfrentado pelo Vale do Aburrá é a qualidade do ar. Para enfrentar essa questão, foram elaborados um Plano Integral para a Gestão da Qualidade do Ar e um Protocolo Operacional de Combate à Poluição do Ar, com o objetivo de proteger a saúde pública, elevar o bem-estar social e promover o desenvolvimento metropolitano sustentável.

A ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade é parceira da Área Metropolitana do Valle do Aburrá. Trata-se de uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Objetivo é influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre; o presidente da SP-Urbanismo, José Armênio de Brito Cruz; o Diretor de Desenvolvimento da SP-Urbanismo, Leonardo Amaral Castro; Eugenio Pietro, Diretor da AMVA; Victor Piedrahita, Subdiretor de Planejamento da AMVA; Pablo Maturana, Subdiretor de Cooperação e Convênios da AMVA; Carolina Pinzón Valencia, Chefe de Comunicação da AMVA; Iris Moriyama, Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI; Helena Pontieri, Assistente de Relações Institucionais do ICLEI; Larissa Heinisch, Coordenadora de Biodiversidade do ICLEI; Kenneth Huari, Assistente de Comunicação do ICLEI; Igor Albuquerque, Gerente de Projetos de Consultoria do ICLEI; Laura Valente de Macedo, Conselheira do ICLEI; Gustavo Partezani, da consultoria URBR e a Profa Dra Regina Meyer (FAU-USP).