Prefeitura esclarece dúvidas sobre site de consultas públicas

A partir dos comentários da população, o encontro busca aperfeiçoar a plataforma participativa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP-Urbanismo, promoveu hoje, 22, um evento de capacitação técnica sobre a plataforma Participe, ferramenta do portal Gestão Urbana que reúne as consultas públicas dos projetos urbanos do Município.

Realizado no auditório do 15º andar do Edifício Martinelli, o encontro foi importante não apenas para apresentar o site à sociedade civil, mas também para aperfeiçoá-lo, por meio dos comentários da população – assim como ocorre com os projetos desenvolvidos.

Neste sentido, foram distribuídos formulários que traziam exemplos de melhorias que poderiam ser incorporadas ao site. Os participantes deveriam, então, apontar as mais relevantes.

Carlos Alexandre Beraldo, da Associação dos Moradores do Ceasa (AMC), defendeu a possibilidade de se fazer comentários por áudio e encaminhar fotos. Mais conhecido como Xandão, ele comentou que soube recentemente da importância de uma consulta pública.

“Eu gostei dessa reunião. As pessoas atingidas pela intervenção precisam participar das consultas públicas. É necessária a opinião da comunidade”, afirmou Xandão.

A inserção de imagens junto ao comentário também agradou Juliana Kallas, do Secovi-SP, que ressaltou outra proposta:
“Achei muito interessante que o nosso comentário receba a resposta da Prefeitura na própria consulta. E que o e-mail seja enviado quando isso acontecesse”, contou Juliana.

Apesar de se mostrar contrária à ideia de se enviar áudios, pois de acordo com ela, “as pessoas poderiam se perder no raciocínio”, Severina Ramos do Amaral da Silva, da Associação dos Trabalhadores Sem Teto da Zona Oeste e Noroeste, achou válido o envio de fotos e a devolutiva da Prefeitura.

“Temos que se apropriar das coisas. Compartilhar nossos comentários por WhatsApp também seria muito legal”, concluiu Severina.

• Confira aqui o que foi apresentado e acesse aqui o formulário

• Clique aqui para acessar a ferramenta Participe e contribua com as consultas públicas em andamento.