GeoSampa divulga informações sobre acidentes de trânsito na cidade

Dados são essenciais para a elaboração de estudos, análises e ações de prevenção que busquem diminuir os riscos para as pessoas em seus deslocamentos. Levantamento faz parte do Programa Vida Segura, que tem o objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo

Tem novidade no GeoSampa! O principal mapa digital da cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), disponibiliza agora ao cidadão informações sobre os acidentes de trânsito na cidade.

O levantamento faz parte do Plano de Segurança Viária 2019-2028, também chamado de Vida Segura, apresentado à população em abril deste ano. Administrado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e com o apoio do Banco Mundial, da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e do WRI Brasil, o objetivo do projeto é transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo, norteando a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito. Clique aqui para saber mais sobre o Plano.

As informações publicadas no Portal GeoSampa são provenientes dos registros de boletins de ocorrência e já estavam disponíveis no site Vida Segura. No entanto, agora será possível analisá-las junto a milhares de dados georreferenciados – que consideram outros aspectos urbanísticos e sociais da cidade de São Paulo –, como por exemplo, consultar as subprefeituras e distritos com os maiores e menores índices de acidentes na capital, se os incidentes ocorreram próximos a equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde, e se os locais envolvidos possuíam ciclovia ou corredor de ônibus. As informações também podem ser baixadas em formato geoespacial.

Os dados de acidentes e vítimas de trânsito são fundamentais para o desenvolvimento de estudos, análises e ações de prevenção, buscando a diminuição de riscos para as pessoas em seus deslocamentos, independente de seu modo de transporte.

Como consultar e baixar a nova camada?

Acesse o Portal GeoSampa, clique na camada “Sistema Viário” – situada ao lado direito da tela –, e aperte o botão “Zoom Mais” até a subcamada “Acidentes” ficar habilitada. Depois é só selecioná-la para verificar a distribuição de acidentes pelo munícipio. Clique no botão “i” e posteriormente no ícone desejável no mapa para obter informações, como data e horário do acidente, quantos e quais veículos se envolveram e se houve vítima.

Para baixar os dados, selecione o ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Sistema Viário” e em seguida “Acidentes”. As informações estão disponíveis nos formatos KMZ e Shapefile.