GeoSampa participa de evento que vai discutir soluções geoespaciais para cidades inteligentes

Portal será apresentado em 7 de novembro, no Hotel Meliá Ibirapuera. Evento será um complemento do MundoGEO Connect 2019, quando foi realizada o concurso Hackatona GeoSampa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), vai apresentar o portal GeoSampa em um evento que vai debater soluções geoespaciais para cidades inteligentes.

Promovido pelo DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, o 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities ocorrerá entre os dias 5, 6 e 7 de novembro, no Hotel Meliá Ibirapuera, em Moema.

Com o tema “O projeto GEOSAMPA da cidade de São Paulo, um exemplo a seguir”, a Prefeitura mostrará como a integração e a disponibilização dos dados geoespaciais vem contribuindo para a geração de conhecimento e informação da dinâmica da cidade, seja pelo governo, seja pelos cidadãos. O portal será apresentado no último dia do evento, das 9h50 às 10h30, pela Coordenadora de GEOINFO Luciana Pascarelli.

O intuito do Fórum é apresentar de forma inédita as diversas soluções geoespaciais essenciais para dar suporte às ações de planejamento, arrecadação e monitoramento da infraestrutura municipal. Além dos resultados, serão debatidos os desafios para implantação desses projetos sob o ponto de vista tecnológico e cultural, bem como os impactos das decisões tomadas a partir das análises das informações geoespaciais, obtidas de diferentes plataformas de coleta e processamento de dados.

A programação do evento apresenta 140 horas de conteúdo, distribuídas em 16 cursos, 2 fóruns empresariais, Mostra de Tecnologia e Rodadas de Negócios.  A previsão dos organizadores é de que 500 profissionais de todo o Brasil, tais como especialistas, empresários da cadeia produtiva e gestores públicos ligados ao Município, participem do encontro. Conheça a programação detalhada aqui.

O evento é uma espécie de continuação do DroneShow e MundoGEO Connect 2019, realizado no fim de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, que também contou com a participação do GeoSampa. Na ocasião, foi promovida a “Hackatona GeoSampa 2019”, concurso que buscou incentivar soluções, aplicações e inovações, elaboradas a partir dos dados do mapa digital da cidade, que facilitassem e qualificassem a vida dos cidadãos de São Paulo. Clique aqui para saber mais.

Portal GeoSampa

O Geosampa é um portal que integra milhares de dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles, aproximadamente 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social. 

O mapa permite localizar pontos de interesse como bibliotecas, museus,  escolas e terminais de ônibus e também saber informações sobre o zoneamento de uma área ou o cadastro fiscal de um imóvel. Também é possível realizar buscas e pesquisas a partir do endereço, distrito , subprefeitura ou lote. Todos os arquivos estão disponíveis para download em formato aberto, incluindo, plantas, imagens de satélite e fotos aéreas. 

Em seis meses deste ano, o GeoSampa recebeu cerca de 850 mil visualizações. A expectativa para esse ano é atingir 2 milhões de acessos, superando o ano de 2018, que registrou ao todo 1,3 milhão de acessos.