SP Urbanismo promove encontro com BID para discutir parceria

Projetos urbanísticos do PIU Setor Central e novas unidades do Centro Aberto podem ser viabilizados com acordo

 


Reunião no Gabinete da SP-Urbanismo reúne representantes do Poder Público e do BID


A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP-Urbanismo, empresa pública de planejamento urbano vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, recebeu nesta terça-feira, 19, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do encontro foi apresentar à comitiva projetos em andamento, como o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central e a expansão do Programa Centro Aberto, além de discutir modelos de negócio que poderão viabilizar essas intervenções.

O BID é uma organização financeira internacional, com sede nos Estados Unidos, que tem o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial na América Latina e o Caribe.

Jason Hobbs, Dalve Soria, Sarah Benton e Andrés Blanco representaram a organização. Por parte da SP-Urbanismo, estiveram presentes o presidente José Armênio, Marcelo Ignatios (Superintendência de Estruturação de Projetos), Zoraide Amarante (Assessoria Técnica do Gabinete) e Luis Eduardo Brettas (Projetos Estratégicos e Paisagem).

A reunião foi liderada por José Armênio, que detalhou o programa Centro Aberto, o qual classificou como um grande sucesso, visto que “mais de 90% de seus usuários o aprova”, de acordo com pesquisa realizada pela ONG Cidade Ativa. O Programa consiste em transformar locais em espaços de convivência ao ar livre, priorizando o pedestre, melhorando as condições de permanência e de uso do transporte público.

Após a instalação de cinco equipamentos na área central da cidade - Largo São Francisco, Largo Paissandu, Rua Galvão Bueno, Largo São Bento e Largo General Osório -, a intenção da Prefeitura é expandir o Projeto para regiões periféricas, a fim de contribuir para a requalificação e ressignificação desses espaços.

Também foram exibidas as diretrizes urbanísticas do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, que encontra-se em discussão pública. O plano propõe aumento populacional nos distritos correspondentes, com incentivo à oferta de emprego e serviços na região; política exclusiva para moradores em situação de rua e qualificação de moradia; melhorias de mobilidade e acessibilidade; preservação de imóveis de interesse históricos; fortalecimento dos polos econômicos e qualificação dos espaços públicos, acrescentando áreas verdes e novos mobiliários.

Andrés Blanco, que trabalha na sede do Banco em Washington, se mostrou muito satisfeito com o que viu e deseja conhecer de forma mais aprofundada os projetos, para quem sabe, ajudar a implementá-los.