Confira as características dos apartamentos lançados no centro nos últimos dez anos

Novo Informe Urbano da SMUL mostra que, em média, os prédios construídos na região apresentam alto coeficiente de aproveitamento e possuem apartamentos pequenos e sem vagas de garagem, seguindo as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE)

 

 A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), acaba de publicar um Informe Urbano sobre as características tipológicas dos apartamentos que têm sido construídos na área central da cidade entre 2007 e 2017. O novo estudo complementa o Informe Urbano nº 33, lançado em maio deste ano, que abordou o retorno dos lançamentos imobiliários residenciais na região.

A Coordenadoria da SMUL constatou que os lançamentos residenciais na subprefeitura da Sé possuem características específicas e distintas do restante do município, como maior densidade construtiva, com alto coeficiente de aproveitamento – relação entre a área edificada, excluída a área não computável, e a área do lote –, equivalendo, em média, 6,5 vezes. Além disso, são prédios geralmente com 18 pavimentos, implantados em único lote; cada andar apresenta, em média, nove apartamentos e há a presença de várias tipologias de apartamentos por andar, graças aos diferentes arranjos arquitetônicos e tamanhos relacionados ao mesmo empreendimento.

O estudo também mostra que são apartamentos, em sua maioria, pequenos (cerca de 41 m²), com um ou dois dormitórios. Em muitos deles, as plantas arquitetônicas retratam apenas um cômodo, caracterizando o que se denomina atualmente como loft ou studio. Por fim, percebe-se que grande parte desses imóveis não possui vagas de garagem, o que demonstra uma nova concepção que aproveita as boas condições de mobilidade do Centro, dotado de infraestrutura de transportes multimodal. De acordo com as premissas contemporâneas do planejamento urbano, a requalificação de regiões está relacionada a ocupação por famílias, aumento de oferta de moradias de varias tipologias, para que regiões, como o centro de São Paulo, deixem de ser pontos de passagens.

O Informe Urbano acompanha um número expressivo de gráficos, tabelas e mapas, além de registros fotográficos da nova paisagem formada com esses empreendimentos. Clique aqui para acessá-lo.