Prefeitura apresenta três novas intervenções urbanas para a cidade de São Paulo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano divulgou, no último dia 29, três novos projetos urbanísticos para a cidade: Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano divulgou, no último dia 29, na sede da Prefeitura, em São Paulo, três novos projetos urbanísticos para a cidade: Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu.

As intervenções têm como objetivo concretizar as diretrizes do Plano Diretor, que sugerem a ocupação de regiões da Orla Ferroviária que se encontram subutilizadas. A ação aproximará emprego de moradia, diminuindo a necessidade de deslocamentos diários entre a periferia e o Centro. 

Dois dos projetos ocupam o entorno da malha ferroviária, um entre os bairros da Lapa e do Brás, e entre a Mooca e a Vila Carioca. O terceiro e último é no extremo da Zona Leste e tem como objetivo a geração de empregos e a melhoria das condições de moradia na região. Questões ambientais também serão contempladas nas intervenções, com a criação de parques e parques lineares, aumento das áreas de permeáveis e melhoria da drenagem.

As diretrizes e propostas preliminares para as ações serão divulgadas na próxima quinta-feira, 6/5, durante um evento na sede do Instituto de Engenharia de São Paulo. A partir desses detalhes, a Prefeitura, por meio de licitação, vai contratar empresas para desenvolver os projetos que, além de tratar dos aspectos urbanísticos, ambientais, de transportes, de habitação e de viabilidade econômica, propiciarão a participação da sociedade. Dessa forma, busca-se criar uma visão conjunta para a transformação dessas áreas.

Operações Urbanas em vigor.

As Operações Urbanas visam promover melhorias em regiões pré-determinadas da cidade por meio de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada. As Operações Urbanas em vigor são: Água Branca (1995), Faria Lima (1995), Centro (1997) e Água Espraiada (2001). O objetivo estratégico da Operação Urbana Água Branca é promover o desenvolvimento da região de modo equilibrado, dando condições para que as potencialidades regionais sejam devidamente efetivadas. 

A Operação Urbana Centro abrange as áreas chamadas de Centro Velho e Centro Novo, e parte de bairros históricos como Glicério, Brás, Bexiga, Vila Buarque e Santa Ifigênia. Esta operação foi criada para promover a recuperação da área central de cidade, tornando-a novamente atraente para investimentos imobiliários, comerciais, turísticos e culturais.

A Operação Urbana Água Espraiada integra o Complexo Viário Real Parque que abrange os bairros do entorno do Córrego Água Espraiada, na zona sul da cidade. O projeto tem como um dos seus principais objetivos revitalizar a região com a criação de espaços públicos de lazer e esportes.

Conheça em mais detalhes as Novas Operações Urbanas