Prefeitura encerra inscrições para licitação do escritório que fará o projeto da Nova Luz

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) encerrou em (17/12),  as inscrições para a licitação que servirá para a contratação do projeto urbanístico a ser executado na região da Nova Luz. Apresentaram propostas nove escritórios. Amanhã, será divulgada a lista de participantes da concorrência. Pelas regras estabelecidas no edital, que reúne cerca de 50 diretrizes a serem seguidas na elaboração do projeto, é permitida a participação de consórcios e de arquitetos estrangeiros. A comissão de licitação da SMDU deverá trabalhar por dois meses até definir o escolhido. "Cumpre-se mais uma etapa para contratação da empresa ou consórcio de empresas que desenvolverão o projeto urbanístico para a Nova Luz", diz o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A licitação da Nova Luz apresenta um diferencial em relação a processos do gênero: o objeto a ser selecionado não será o projeto e sim o escritório mais capacitado. Por isso, a experiência da empresa postulante em intervenções do mesmo porte, a prática na elaboração de estudos de impacto ambiental  e o currículo da equipe constituem os quesitos de maior pontuação a  serem analisados pela comissão. Depois de definido o escritório ou consórcio, o vencedor terá quatro meses para apresentar a proposta preliminar de intervenção. Durante o período de elaboração do projeto, os autores terão de ouvir a população e expor a proposta à consulta pública.

O processo de intervenção da Nova Luz consiste em três fases: aprovação na Câmara Municipal da lei que autoriza a concessão urbanística, ocorrida em maio; elaboração do projeto urbanístico por escritório de arquitetura; e escolha, também mediante concorrência, da empresa que ganhará a concessão e executará o projeto.

Depois de concluída a licitação, será iniciada a elaboração do projeto de intervenção, que deverá apresentar propostas de transformação urbana da Nova Luz, incluindo a solução habitacional para a população de baixa renda que vive na região, a ampliação de áreas verdes e públicas e a viabilidade econômica do projeto. A palavra final de todas as ações na Nova Luz será sempre da Prefeitura.

 

Notícia Relacionada

Sessão de abertura de envelopes da licitação da Nova Luz confirma 5 dos 9 consórcios inscritos