41 - Imigrantes na cidade de São Paulo: cinco anos de atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes - CRAI

Qual o perfil dos imigrantes atendidos pelo Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes? O levantamento dos dados dos atendimentos realizados nos últimos cinco anos permitiu caracterizar o perfil socioeconômico e as principais demandas dos imigrantes atendidos.

O estudo traça um panorama dos imigrantes atendidos pelo Centro de Referência de Atendimento para Imigrantes (CRAI), desde a sua inauguração, em novembro de 2014, até outubro de 2019. A partir da consolidação da base de dados dos 11.834 atendimentos realizados nesse período, foram analisadas variáveis relacionadas ao ano de ingresso no Brasil; país de origem do imigrante; cidade brasileira de ingresso; gênero; escolaridade; situação ocupacional; subprefeitura de moradia; situação migratória; e principais demandas.

O trabalho é resultado de uma parceria da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (Geoinfo), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), com a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC).

Constatou-se o papel desempenhado pelo CRAI na promoção da regularização migratória, sendo essa a principal demanda apresentada no atendimento. Oferecer orientações claras, traduzidas e acessíveis para os imigrantes é uma forma de promover a integração local das pessoas, para o exercício pleno de sua cidadania.

Acesse o estudo na íntegra.