42 - O uso da bicicleta na cidade de São Paulo: uma comparação dos resultados das pesquisas OD 2007 e 2017

Este estudo analisa a bicicleta como um dos meios de transporte dos paulistanos. São 59.500 mil usuários e 220 mil viagens feitas em 2017 mostrando crescimento significativo entre 2007 e 2017. Mesmo que a maior parte das viagens seja feita na periferia, o maior crescimento se deu nas regiões onde há sistema cicloviário mais articulado, que inclui a região central e oeste do Município.

O deslocamento por bicicleta na cidade de São Paulo é o foco deste estudo elaborado a partir dos microdados da pesquisa Origem e Destino do Metrô. Verifica-se que há um contingente crescente de pessoas que se deslocam por esse meio e que geraram em 2017 cerca de 220 mil viagens, 48% a mais do que verificado em 2007. Esse crescimento se deu onde há sistema cicloviário mais articulado (regiões Oeste, centro e sul 1) e vem a se somar à emergência de um novo perfil de usuário mesmo que minoritário (16%) composto por homens de renda média e alta e de maior escolaridade que vivem, trabalham e circulam por essas áreas. Esses eram pouquíssimos em 2007 (cerca de 3,2% dos ciclistas) e se tornaram 16,2% em 2017.

As periferias, por sua vez, apesar de perder ciclistas, mantém a maior parte dos usuários que é constituída por homens, de classe de renda baixa , que se deslocam para ir ao trabalho. Cabe salientar que foram nestas regiões que houve um aumento significativo do automóvel como meio de deslocamento, como foi evidenciado pelo Informe Urbano 40.
 

Acesse o estudo na íntegra