40 - O que mudou na mobilidade no município de São Paulo entre 2007 e 2017?

O estudo analisa as mudanças na mobilidade em São Paulo, entre 2007 e 2017, destacando mudanças no uso do transporte coletivo e individual, bem como a duração das viagens.

O estudo analisa as mudanças nos padrões de mobilidade no município de São Paulo entre os anos de 2007 e 2017, a partir das informações das Pesquisas Origem e Destino do Metrô-SP. Neste período, aumentou o índice de mobilidade, indicando que os paulistanos estão se deslocando mais.

Um dos destaques deste estudo refere-se à variação das viagens motorizadas, pois, enquanto na Região Metropolitana de São Paulo o modo individual cresceu mais do que o coletivo, na capital paulista ocorreu o oposto, com o modo coletivo elevando sua participação, de 56,0% para 58,0%, evidenciando a importância dos investimentos públicos em meios de transporte de massa.

Outro destaque diz respeito ao tempo de viagem. Houve queda na duração dos deslocamentos de modo geral: era 42 minutos em 2007 e foi para 37 minutos em 2017. Porém persiste grande disparidade entre as regiões da cidade. Enquanto no Itaim Bibi demora-se 45 minutos para ir e voltar do trabalho, em Cidade Tiradentes, demora-se duas horas e quarenta minutos.

Acesse o estudo na íntegra