09 - Aumenta a temperatura média em São Paulo

A série histórica de 1933 a 2011 aponta para uma mudança mais forte na temperatura média mínima (elevação de 2,2ºC), seguida de 2,0ºC na temperatura média e menor tendência na média máxima (1,4ºC).

O fenômeno da formação de ilhas de calor sobre grandes áreas urbanizadas vem sendo sistematicamente estudado em São Paulo há mais de três décadas. Apesar da localização da cidade favorecer a sua exposição à circulação de ar sob influência marítima, a extensa mancha urbana, que abriga quase vinte milhões de habitantes, constitui uma enorme ilha de calor. A ocupação desordenada do solo, que marcou a expansão urbana de São Paulo, interferiu no equilíbrio ambiental local, na relação entre superfície do solo e atmosfera, em razão de fatores como a intensa impermeabilização do solo, a destruição da cobertura vegetal, o grande adensamento das edificações e a extensão do sistema viário pavimentado.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) constatou a tendência de elevação da temperatura média do ar na cidade de São Paulo, apesar da localização ambientalmente privilegiada da Estação Meteorológica do IAG/USP, em meio ao Parque Estadual Fontes do Ipiranga, na zona sul paulistana.
 

Acesse o estudo na íntegra