16 - Indústria da Confecção mantêm força em São Paulo e concentra 14% dos empregos do País

Em termos de emprego formal, a confecção paulistana representa 86,4% do setor na RMSP; 52,3% no Estado de São Paulo e 14% do País.

A tradicional indústria da confecção mantém seu dinamismo no cenário econômico municipal. Mesmo num contexto de transição produtiva, pela qual a cidade passou e ainda passa nas duas últimas décadas, o setor movimenta considerável volume de recursos e desempenha papel fundamental na absorção de mão de obra. Apesar de participar de um circuito de alto valor agregado – a cadeia da moda ? , a confecção carrega contradições em seu bojo, principalmente no pouco uso de tecnologia em seus processos produtivos e no alto grau de informalidade de suas relações de trabalho. Sua profunda inserção no tecido urbano e social abre uma série de janelas de oportunidade, tais como aquelas ligadas à geração de renda, à qualificação profissional, à uma economia diversificada e resiliente a crises e a uma ocupação territorial equilibrada.

O número de estabelecimentos no setor da confecção cresceu de 6.066 para 7.661 entre 2000 e 2010, ou seja, um aumento de 26%; já o número de empregos foi de 61.4 mil para cerca de 85 mil, indicando crescimento de 37,4%. O valor adicionado também se elevou 22,8% no período.

A confecção paulistana representa 86,4% do setor na RMSP; 52,3% no Estado de São Paulo e 14% do País. Trata-se, portanto, de uma atividade econômica industrial eminentemente urbana e que tem se revelado fortemente ligada ao município.

Por outro lado, as características próprias do setor levam a uma estrutura produtiva bastante descentralizada e, de certa forma, horizontal. Os indicadores utilizados na análise marcam a importância das atividades do setor para a economia paulistana, se não pelo valor adicionado (que ainda assim representa quase 7% do total), pelo volume expressivo de empregos que gera nas camadas mais sensíveis da estrutura social. Sua alta capacidade de se refazer frente às adversidades mostra uma vocação importante para a absorção de tecnologias, a qual, no entanto, ainda está por ser realizada.

Acesse o estudo na íntegra