18 - Na cidade de São Paulo quase um terço dos idosos trabalha.

Nos vários lugares da vida social, como era de se esperar, o idoso se insere conforme as características socioeconômicas que carregou ao longo da vida. Dessa maneira, o presente trabalho aponta algumas dinâmicas do idoso ocupado no mercado de trabalho. Quantos continuam em atividade? Como se distribuem no grau de escolaridade? Quais os rendimentos e responsabilidade no orçamento familiar? Quais os tipos de vínculo a que estão sujeitos? O idoso ocupado se diferencia dos demais ocupados paulistanos? Estão melhor ou pior inseridos no mercado?

No município de São Paulo viviam, em 2010, 1,3 milhão de idosos (indivíduos com mais de 60 anos). Desses, 27,3% estavam ocupados, perfazendo em números absolutos mais de 365 mil, considerável contingente envolvido em atividades produtivas. Do total da população ocupada, o percentual de idosos chega a 6,6%, cifra de destaque quando se trata da importância do mercado de trabalho paulistano.

Apesar da velhice ser tratada de maneira homogeneizante, o fato é que os indivíduos não vivem essa etapa da vida da mesma maneira. Nos vários lugares da vida social, como era de se esperar, o idoso se insere conforme as características socioeconômicas que carregou ao longo da vida. Dessa maneira, o presente trabalho aponta algumas dinâmicas do idoso ocupado no mercado de trabalho. Quantos continuam em atividade? Como se distribuem no grau de escolaridade? Quais os rendimentos e responsabilidade no orçamento familiar? Quais os tipos de vínculo a que estão sujeitos? O idoso ocupado se diferencia dos demais ocupados paulistanos? Estão melhor ou pior inseridos no mercado?

Acesse o estudo na íntegra