22A - Zoneamento ajudou a preservar o emprego industrial em São Paulo

O estudo revelou que o emprego industrial cresceu mais fortemente nas zonas predominantemente industriais (ZPI) do que nas demais zonas do município. Entretanto, o crescimento do emprego no setor comercial foi três vezes maior do que o industrial na ZPI.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio de seu Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO) realizou um estudo sobre o desenvolvimento das indústrias instaladas nas Zonas Predominantemente Industriais (ZPIs) em São Paulo. O resultado indica um aumento de 20 mil empregos nessa região na última década, passando de 66 para 86 mil. Um crescimento superior à média da indústria no município: de 2,38% ao ano contra 1,62% ao ano.

O estudo avalia a importância do zoneamento industrial como instrumento de estímulo ao setor produtivo e à permanência dessa atividade no Município. Em geral, observou-se que a ZPI cresceu no ramo da Indústria de Transformação a taxas mais altas que o município e que as Zonas Mistas, tanto no quesito emprego como estabelecimentos.

Por outro lado, a taxa de crescimento anual de estabelecimentos do subsetor comércio na ZPI é três vezes maior do que no subsetor indústria de transformação, o mesmo ocorrendo nas taxas de emprego. O ramo que compõem com mais força a elevação dessa taxa é comércio atacadista, que cresceu em 4,8% sua participação no total de empregos, demonstrando que ao longo destes 11 anos vem ocorrendo uma mudança no perfil da ZPI com o crescimento do setor terciário.
 

Acesse o estudo na íntegra