Lançamentos Imobiliários - Notas

 

Fonte

Os dados apresentados foram obtidos pela EMBRAESP (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), uma sociedade civil, especializada em consultoria imobiliária, com atuação em todo o território nacional. A EMBRAESP cede à Prefeitura do Município de São Paulo os dados de sua pesquisa mensal de lançamentos imobiliários. Essa pesquisa é desenvolvida de forma sistemática desde o ano de 1977, através de informações obtidas em folhetos publicitários, anúncios e informações dos corretores. As nomenclaturas adotadas são as mesmas utilizadas na referida pesquisa e para melhor compreensão são definidos a seguir.

Conceitos

Área Total Lançada

A Área Total Lançada que apresentamos nesta planilha, é o resultado obtido da multiplicação dos fatores: número total de unidades x Área total (em m²) da unidade. Esses dois fatores são variáveis obtidas na Pesquisa e Análise de Mercado Imobiliário Residencial no Município de São Paulo elaborada pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

Lançamento imobiliário
Conforme a Embraesp, lançamento imobiliário é o momento de início das vendas do empreendimento evidenciado pela sua publicização ostensiva seja nos meios de comunicação, seja por meio eletrônico ou pela distribuição de material impresso (Embraesp, 2007). Os lançamentos são divididos entre residenciais e não residenciais (comerciais).

Terrenos consumidos
É a soma em metros quadrados da área do terreno correspondente aos lançamentos imobiliários.

Valor geral de vendas
Variável aqui utilizada no caso dos lançamentos residenciais, refere-se à soma do valor de vendas no lançamento de todas as unidades lançadas. Porém o valor geral de vendas que apresentamos nesta planilha, é o resultado obtido da multiplicação dos fatores: número total de unidades x preço total (em reais) da unidade. Esses dois fatores são variáveis obtidas na Pesquisa e Análise de Mercado Imobiliário Residencial no Município de São Paulo elaborada pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

Conjuntos-tipo
Referem-se apenas aos lançamentos comerciais. São as unidades básicas dos lançamentos, ou seja, salas ou escritórios.

Observação

A Subprefeitura de Sapopemba foi criada pela Lei n°15.764, de 27 de maio de 2013, que dispõe sobre a criação e alteração da estrutura organizacional das Secretarias Municipais. Dessa forma, a partir de 2014, começamos a identificar os dados da Subprefeitura de Sapopemba de forma individual.


Referência
EMBRAESP. Empresa Brasileira de Estudos Patrimoniais. A atribuição de coordenadas geográficas foi realizada pela SMDU/Geoinfo.


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano/ SMDU
Coordenadoria de Produção e Análise de Informação/ Geoinfo
Técnico responsável: Luciana Chakarian Kuada
Setembro de 2019