CET IMPLANTA OPERAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO PARA O 38º GP BRASIL DE FÓRMULA 1

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acionou nesta semana um plano especial para garantir a acessibilidade e a operação do trânsito no entorno do Autódromo de Interlagos durante o 38º Grande Prêmio de Fórmula 1. As ações incluem o cadastramento dos veículos dos moradores da região, a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações bem em frente ao portão principal do Autódromo, bem como o reforço do monitoramento, a orientação e a fiscalização do tráfego por meio de agentes.

 

A operação de trânsito da CET é reconhecida pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo como uma das mais bem organizadas do circo da Fórmula 1. Para a corrida deste ano, serão mais de 1.300 funcionários – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego nas ruas -, 300 viaturas e 700 equipamentos de comunicação, entre rádios, celulares e palm-tops.

 

Considerado o maior evento do calendário esportivo da cidade de São Paulo, o GP Brasil movimenta diversos setores da sociedade e leva até o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, cerca de 150 mil pessoas, sendo 80 mil concentradas no dia da corrida. Pela experiência de anos anteriores, a previsão é que metade do público se desloque para Interlagos em veículos particulares (com ocupação média de três pessoas por veículo) e o restante utilize o transporte coletivo (ônibus municipais, trens e ônibus fretados).

 

 

A operação Interlagos 2009

 

Cadastramento de moradores

A Operação Interlagos 2009 efetivamente foi iniciada na última semana de outubro, quando a CET enviou cartas aos cerca de 5 mil moradores do entorno do Autódromo, avisando-os sobre a restrição de tráfego na região nos dias de treino e da corrida e informando sobre a necessidade de cadastramento dos veículos para livre acesso.

 

Para obter o adesivo de trânsito livre para o veículo, o morador deve comparecer ao posto da CET - localizado na Praça Enzo Ferrari (em frente ao portão A do autódromo) - munido de Cédula de Identidade (RG), comprovante de residência de 2009 (conta de água, luz ou telefone) e documento original do veículo a ser cadastrado. O atendimento será realizado até o dia 17 de outubro, das 9h30 às 21 horas, inclusive no final de semana e no feriado.

 

O adesivo de “Autorização de Acesso” – que identifica os veículos daqueles que residem no entorno do Autódromo e terão acesso à zona restrita - é confeccionado em material de segurança que impede que ele seja transferido para outro veículo, já que ele se rasga ao ser retirado do vidro.

 

Operação de Trânsito

Todos os mapas e planos relativos à Operação Trânsito podem ser acessados no site especial da Fórmula 1, na home-page da CET: www.cetsp.com.br

 

Durante a Operação Interlagos 2009, a CET contará com:

ü  06 Bases Operacionais, assim localizadas:

Ø  Central de Gerenciamento localizada na Praça Enzo Ferrari, em frente ao Portão A do Autódromo de Interlagos

Ø  Avenida Nações Unidas, próximo à Avenida Interlagos

Ø  Rua Mahatma Gandhi, próximo à Avenida Interlagos

Ø  Av. Rubens Montanaro de Borba, próximo à Rua Maria Adelina de França Whitaker

Ø  Praça Nicolau Aranha Pacheco

Ø  Avenida Ucrânia, próxima à Praça Natividade Simões de França

 

Serão utilizados também como recursos operacionais os seguintes materiais:  1.540 cavaletes,  790 cones,  177 rolos de fita plástica, 725 placas de regulamentação e advertência, 2.600 m² de pintura de solo, 2.800 metros de telas plásticas,  250 metros de gradil, 200 faixas e banners de orientação,  40 mil folhetos informativos.

 

Para oferecer um bom nível de fluidez e segurança de trânsito será ativado o plano operacional de reforço na área de influência do Autódromo de Interlagos, com atividades básicas de operação manual de semáforos, canalizações de tráfego, orientação aos motoristas e fiscalização.

 

Sábado – 17/10

Operação Entrada

A partir das 5 horas serão montados bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou, com o objetivo de isolar totalmente as vias de chegada e saída. O acesso dos moradores com residência ao longo das ruas à direita da Avenida Interlagos (sentido Bairro) deverá ser feito pelas avenidas Robert Kennedy e Rio Bonito. Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da Avenida Interlagos e lado direito da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao Autódromo) deverão utilizar a Rua Miguel Yunes e a Ponte Vitorino Goulart da Silva.

 

A Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao Bairro.

 

Os ônibus das linhas que servem a região, com destino ao Centro, serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com a Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzales Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape e Avenida Jacinto Julio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

 

A SPTrans implantará itinerário especial para o atendimento da Avenida Rio Bonito. Estes ônibus acessarão pela faixa da direita da Avenida Robert Kennedy a Praça Nicolau Aranha Pacheco, seguindo pela Avenida Inácio Cunha leme, Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval e Avenida Rio Bonito, retornando ao itinerário normal. 

 

Será implantada mão única de direção na Avenida do Jangadeiro, Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva, no sentido Bairro/Centro.

 

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

 

A Ponte Vitorino Goulart da Silva terá sentido duplo de circulação para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú, e os Portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do Autódromo.

 

O acesso de veículos ao Portão 7 do Autódromo será feito pela faixa adicional do contra-fluxo da Avenida Interlagos, ou seja, pela pista Bairro/Centro, com acesso junto às avenidas João Paulo da Silva e Rio Bonito. Esse acesso estará sinalizado com banner com a inscrição "Portão 7".

 

Operação Saída

As áreas de bloqueio permanecerão ativadas. As Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, bem como a Rua Miguel Yunes, serão operacionalizadas pelos agentes da CET com sentido duplo de circulação.

 

A Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro.

 

Domingo - 18/10

operação Entrada

A partir das zero hora, a Avenida Interlagos entre a Rua João Paulo da Silva e Praça Batista Botelho terá sentido único de circulação em direção ao Bairro.

 

A pista da Avenida Interlagos, junto ao Autódromo, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Adib Casseb, será dividida, com cones e cavaletes, em três faixas assim destinadas:

·        Faixa 1 (junto ao passeio): destinada a aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres

·        Faixa 2 (central): destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS)

·        Faixa 3 (junto ao canteiro central): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7 do Autódromo

 

A mesma pista da Avenida Interlagos, porém no trecho entre a Rua Adib Casseb e a Avenida João Paulo da Silva, também será dividida com as seguintes finalidades:

·        Faixas 1 e 2 (junto ao passeio e central): destinadas ao atendimento de eventuais emergências (SOS)

·        Faixa 3 (junto ao canteiro central): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7

 

A circulação na Avenida Interlagos, no trecho entre as avenidas João Paulo da Silva e Nações Unidas, permanecerá inalterada.

 

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

 

A Ponte Vitorino Goulart da Silva permanecerá com sentido duplo de circulação.

 

Os veículos provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao Centro, poderão utilizar:

®    Avenida Robert Kennedy e Ponte do Socorro

®    Avenida Pres. João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva

®    Avenida Aurélio Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva

 

operação Saída

Para a operação saída, logo após o início do 38º GP Brasil, haverá implantação de sentido único de direção para o Centro nas seguintes vias:

®    Avenida Interlagos, entre Avenida do Jangadeiro e Avenida das Nações Unidas

®    Avenida das Nações Unidas, entre Avenida Interlagos e Ponte Transamérica

 

Com a complexidade da operação e principalmente para garantir a segurança dos pedestres, após o término da corrida, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos, de modo a eliminar o conflito entre veículos e pedestres na saída do autódromo.

 

Para os veículos que se dirigem para a região de Interlagos, os acessos se darão através da:

®    Ponte João Dias, Marginal Pinheiros, avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Robert Kennedy

®    Avenida Washington Luis, Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy

®    Avenida Nossa Senhora do Sabará, Rua Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart e avenidas Jair Ribeiro da Silva, Lourenço Cabreira e Presidente João Goulart.

 

SISTEMA DE TRANSPORTE

 

EXPRESSO SPTRANS F1

Para atender aos usuários de ônibus, a SPTrans criou 5 novas linhas expressas que partem de miniterminais temporários localizados nos seguintes pontos:

 

1.      Shopping SP Market,

2.      Metrô Jabaquara,

3.      Metrô República,

4.      Shopping Interlagos

5.      Aeroporto de São Paulo/Congonhas

 

As linhas são expressas, seguindo direto ao autódromo sem paradas no percurso.

Trezentos e dezessete ônibus novos e acessíveis atenderão a essas linhas, partindo em intervalos entre 5 e 10 minutos. A operação será coordenada e supervisionada por 470 técnicos de transporte da SPTrans.

Para os usuários de ônibus fretados, a CET reservou bolsões de estacionamento próximos ao Autódromo. A previsão é de que, ao longo do final de semana, cerca de 3 mil ônibus fretados cheguem ao local. 

Os passageiros com necessidades especiais poderão contar com o serviço Atende nos 5 miniterminais e nos bolsões de fretados.

As 44 linhas normais de ônibus, que normalmente passam pela região do Autódromo terão seus itinerários alterados no sábado, dia 17 e domingo, dia 18 de outubro. Os novos trajetos já podem ser consultados no site da SPTrans.

 

Transporte Público

 

Todos os mapas e esquemas relativos à Operação de Transporte Público podem ser acessados no site da SPTrans: www.sptrans.com.br

 

A SPtrans calcula que cerca de 18 mil pessoas usarão o transporte público para chegar ao Autódromo. Para esses passageiros serão oferecidas Linhas Expressas de Ônibus que facilitarão o deslocamento.

Os ônibus partirão de cinco miniterminais diretamente para o Autódromo de Interlagos

1.      Shopping SP Market

2.      Metrô Jabaquara

3.      Metrô República

4.      Shopping Interlagos

5.      Aeroporto de São Paulo/Congonhas

 

As linhas são expressas, seguindo direto ao autódromo sem paradas no percurso. No entorno do Autódromo, haverá quatro paradas programadas que atenderão os portões de acesso. A operação é coordenada e supervisionada por 470 técnicos de transporte da SPTrans.

Para este trabalho serão disponibilizados 317 ônibus novos e acessíveis, que serão acompanhados por fiscais e monitorados por satélite.

Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$15,00 (ida e volta) ou R$10,00 (somente ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Não haverá venda antecipada.

Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço ATENDE, que opera com vans adaptadas para cadeiras de rodas, estará disponível nos cinco miniterminais nos bolsões de ônibus fretados e seguirá os mesmos horários dos ônibus.

 

Horário de funcionamento - Operação Entrada – Pontos de embarque

Miniterminais

Horários

Sábado 17/10/09

(Treino Oficial)

Domingo 18/10/09

(GP Brasil F1)

Expresso Shopping SP Market

06h00 às 13h00

 

05h00 às 13h00

 

Expresso Jabaquara

Expresso República

Expresso Shopping Interlagos

Expresso Aeroporto

07h00 às 13h00

06h00 às 13h00

 

Horário de funcionamento - Operação Saída - Pontos de embarque

Entorno do Autódromo

Destino

Horários

Sábado 17/10/09

(Treino Oficial)

Domingo 18/10/09

(GP Brasil F1)

·         Av. Feliciano Correa

·         Av. Interlagos (Portão A)

·         Expresso República

Com paradas para desembarque:

Shopping Interlagos

Aeroporto de Congonhas

15h00 às 17h00

 

15h00 às 17h30

 

·  Av. Jacinto Júlio

·         Expresso Shopping SP Market

·         Expresso Jabaquara

· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av. Interlagos

·         Expresso Shopping SP Market

·Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av. Rio Bonito

·         Expresso Jabaquara

 

Bolsões para Ônibus Fretados

 

Todos os mapas e esquemas relativos à Operação dos Ônibus Fretados podem ser acessados no site especial da Fórmula 1, na home-page da CET: www.cetsp.com.br

 

Os ônibus fretados deverão se cadastrar previamente junto à CET, através do site www.cetsp.com.br.

 

Os estacionamentos para tais veículos funcionarão nos dias de treino oficial e corrida nos seguintes locais:

®    Avenida José Carlos Pace e Avenida Mahatma Gandhi, com acesso somente pela Ponte do Socorro, Avenida Robert Kennedy e Avenida Berta Waitman

®    Rua Quinto L. Colato e Rua Djalma Pessolato, com acessos pela Ponte Vitorino Goulart da Silva e Avenida Robert Kennedy

 

A previsão é de que, ao longo do final de semana, cerca de 3 mil ônibus fretados cheguem à região.

 

Trem

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), diminuindo os intervalos entre os trens. A estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do Autódromo, cerca de nove minutos de caminhada.

 

Bolsões para Táxi

Todos os mapas e esquemas relativos à Operação dos Táxis podem ser acessados no site especial da Fórmula 1, na home-page da CET: www.cetsp.com.br

 

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) credenciou 3.500 táxis para prestar atendimento na região do Autódromo. Os taxistas receberam credencial contendo o número do protocolo de cadastramento para fixação no pára-brisa do veículo, permitindo a identificação pelo usuário. 

Este ano, os bolsões de estacionamento também serão utilizados como ponto de embarque, agilizando a operação. Assim, os táxis podem ser encontrados em nove pontos, três a mais do que no ano passado, com áreas de embarque e desembarque, devidamente identificadas e sinalizadas para facilitar a localização dos motoristas e passageiros.

Veja abaixo os endereços dos pontos:

®    Bolsão A: Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, entre a Avenida do Rio Bonito e a Rua Antônio da Costa Dias

®    Bolsão B: Avenida Interlagos, entre a Praça Moscou e a Praça Batista Botelho

®    Bolsão C: Avenida Feliciano Correia, entre as ruas Pedro Santa Lúcia e Irineu Correia da Silva

®    Bolsão D: Avenida Rubens Montanaro de Borba, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Juan Gonzáles Vila

®    Bolsão E (para atendimento exclusivo da Categoria Especial, em atendimento de chamada via rádio): Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, entre a Avenida Interlagos e a Rua Arnaldo Magnicaro

®    Bolsão F: Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Jundiazinho

®    Bolsão G: Rua Celso Lara Barberis, entre a Avenida Jacinto Júlio e a Rua Arthur Nascimento Júnior

®    Bolsão H: Rua Jaquirana, entre as avenidas Interlagos e Senador Teotônio Vilela

®    Bolsão I: Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval

 

Portadores de Deficiência Física e Mobilidade Reduzida

 

Deverão estacionar seus veículos nos miniterminais onde a SPTrans disponibilizará serviço especial de transporte do serviço Atende até o Autódromo de Interlagos.

 

Sábado – 17/10 – a partir das 06h00

®    Miniterminal Jabaquara do Metrô

®    Miniterminal Praça da República

®    Miniterminal Shopping SP Market

®    Miniterminal Shopping Interlagos

®    Miniterminal Aeroporto de Congonhas (somente a partir das 07h00)

 

domingo – 18/10 – a partir das 05h00

®    Miniterminal Jabaquara do Metrô

®    Miniterminal Praça da República

®    Miniterminal Shopping SP Market

®    Miniterminal Shopping Interlagos

®    Miniterminal Aeroporto de Congonhas (somente a partir das 06h00)

 

Áreas de Estacionamento para Veículos de Passeio

Todos os mapas e esquemas relativos à Operação dos Veículos de Passeio podem ser acessados no site especial da Fórmula 1, na home-page da CET: www.cetsp.com.br

 

No sábado e domingo (17 e 18/10), nas proximidades do Autódromo foram destinadas duas áreas para estacionamento de veículos de passeio, todos devidamente identificados para facilitar a localização por parte dos motoristas.

 

®    Área para estacionamento na região entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Interlagos: com capacidade para 9 mil veículos, tem acesso somente pela Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy

®    Área para estacionamento na região entre a Avenida Jair Ribeiro da Silva e a Avenida Interlagos: com capacidade para 16 mil veículos, tem acesso pela Ponte Jurubatuba, Avenida Interlagos e Praça Batista Botelho

 

Apesar de o estacionamento estar liberado nessas áreas, as regras gerais de trânsito devem ser estritamente respeitadas (não estacionar próximo às esquinas, defronte a guias rebaixadas ou em locais proibidos), evitando transtornos ao fluxo de passagem e aos moradores da região, bem como multas.

 

 

Recomendações ao Público

·      Procurar conhecer antes o melhor itinerário para o Autódromo;

·      Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público;

·      Respeitar rigorosamente a sinalização e as regras de trânsito (a não obediência acarretará multa);

·      Atentar que, na saída da corrida, haverá alteração de circulação nos grandes corredores;

·      Observar a sinalização e a orientação dos técnicos da CET e da Polícia Militar;

·      Permanecer nos locais reservados de estacionamento se o trânsito estiver crítico;

·      Em caso de acidente sem vítima, desobstruir a pista ou sinalizá-la convenientemente até a chegada da CET ou Polícia Militar. Informar a CET pelo telefone 1188 – Fale com a CET;

·      Ao parar o veículo para pedir informação, evitar interromper o fluxo do trânsito;

·      Não existirão vagas de estacionamento em frente ao Autódromo.

 

 

 Assinatura_nova